Calçados

Saiba qual modelo escolher

Segundo historiadores, existem evidências de que os primeiros calçados surgiram 10 mil anos a.C., no fim do período Paleolítico. Outros atribuem a invenção aos egípcios, que usavam sandálias feitas de palha, papiro ou couro. Já na Mesopotâmia, era comum o uso de calçados feitos de couro cru com tiras para prendê-los aos pés. Nessa região, havia também os coturnos, os quais eram utilizados apenas pela alta sociedade.

No entanto, foi na Grécia Antiga que os calçados chegaram a se tornar artigos de moda, com os gregos usando modelos diferentes para cada pé. Na Roma Antiga, eles simbolizavam poder e distinguiam as classes sociais. Somente no século XIX surgiram as primeiras máquinas para produção de calçados em larga escala.

Com formas, cores e marcas para todos os gostos, homens e principalmente mulheres da sociedade moderna não resistem a um belo e confortável par de sapatos.Leia mais.

Sapatilhas veja mais

Sapatos e Sandálias veja mais

Infantis veja mais

Mais informações

  • Tipos

    Chuteiras

    Os calçados evoluíram muito ao longo dos anos, o que levou à criação de calçados específicos para cada situação. Um exemplo são as chuteiras, voltadas para práticas esportivas. Para proporcionar conforto e liberdade de movimentos para os usuários em campo, esse tipo de sapato é fabricado com materiais leves, como borracha, usada no solado, e EVA, aplicado na palmilha, que garantem sapatos de no máximo 300 g. Além disso, as chuteiras podem ser encontradas em diversas cores e modelos, agradando pessoas de diferentes estilos.

    Chinelos

    Os chinelos são geralmente produzidos de borracha e PVC, mas podem ser encontrados em outros materiais: couro, palha ou tecido. Esses calçados são bastante flexíveis e proporcionam conforto a quem os usa. Os modelos mais comuns são os chinelos de dedo, mas os de tecido com a frente fechada também fazem sucesso.

  • Materiais

    Borracha

    A borracha é um material bastante resistente e, por conta dessa característica, a maioria dos calçados é feita com esse material. Além disso, a borracha é flexível e se encaixa perfeitamente nos pés, garantindo bem-estar.

    Sintético

    Os tecidos sintéticos são muito parecidos com os naturais, porém, são fabricados em laboratório. Além de serem ambientalmente corretos, sapatos fabricados com esse material são bastante resistentes à água e apresentam grande durabilidade.

  • Escolha o modelo certo

    Prática esportiva

    Para correr, andar de bicicleta ou jogar bola, o tênis é o mais indicado. Mas é preciso estar atento ao tipo de atividade esportiva que vai ser praticada para escolher o calçado ideal. Esportes que exigem saltos, como basquete e vôlei, precisam de tênis com amortecedores de impacto mais resistentes para não causar danos aos membros inferiores. Se preferir os que têm foco na corrida, calçados antiderrapantes são mais indicados, pois evitam acidentes.

    Casual

    Para os momentos de descontração, o importante é usar calçados confortáveis. Chinelos e sandálias são sempre bem-vindos, visto que não apertam os pés e deixam a pele respirar melhor. Caso o momento não permita calçados abertos, um tênis que fique bem acomodado nos pés é ideal para não causar a sensação de desconforto.

  • Departamentos