Buscar

Pilhas, Baterias e Carregadores

Otimizando o uso de pilhas e baterias

Responsáveis por fornecer energia elétrica a partir de reações químicas, as pilhas e baterias ainda provocam dúvidas em muitas pessoas. Na hora de escolher qual delas é a mais adequada para um determinado equipamento eletrônico, são comuns os equívocos em relação ao custo e à durabilidade. Para decidir pela fonte de energia ideal, o consumidor precisa entender as diferenças de funcionamento.
A pilha é uma unidade formada por dois eletrodos, ou condutores metálicos, em contato com um eletrólito. Dentro dela ocorrem reações que geram energia, até o consumo final dos reagentes. O mesmo procedimento ocorre com as baterias, que são conjuntos de pilhas. A diferença é que o processo nas baterias, também conhecidas como pilhas recarregáveis, pode ser revertido por meio da corrente elétrica. Ao carregá-las, a fonte recupera seu potencial de fornecer energia.

Produtos encontrados:30

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Entenda como ampliar a fonte de energia dos seus aparelhos eletrônicos

  • Fontes seguras e econômicas

    Filmadoras, câmeras digitais, depiladores e muito outros eletroportáteis são alimentados por pilhas ou baterias. Práticos, os equipamentos são também conhecidos por consumir bastante energia durante seu funcionamento. Para esses casos, é importante contar com fontes que adiem o tempo necessário para a troca, evitando, portanto, o uso de pilhas descartáveis, responsáveis pelo aumento do custo de manutenção dos equipamentos.

    As opções recarregáveis vêm equipadas com a tecnologia NiMH (Niquel-Metal-Hidreto), uma evolução da NiCD (níquel cádmio), que substitui o cádmio por uma liga de metais não tóxicos. Naturamente mais caras que as pilhas descartáveis, as pilhas recarregáveis são menos suscetíveis ao efeito memória. Mantêm a durabilidade energética mesmo após ciclos de carga e descarga, que podem ser realizados aproximadamente 300 vezes.

    Já nos notebooks, celulares e equipamentos com recursos mais avançados, as baterias são encontradas com tecnologia Li-ion. Dos tipos de bateria esta é a opção mais vantajosa. Com capacidade de carga duas vezes maior que as versões em NiMH, as opções em Li-Ion são mais leves, não tóxicas e sem efeito memória. Com isso, dispensam o carregamento completo e ainda evitam sobrecargas.

  • Prolongando a vida útil de pilhas e baterias

    A economia das fontes de energia pode ser ainda maior com atenção a algumas dicas simples.

    Para pilhas

    - Utilize carregador de boa qualidade, prefira os que carregam de forma mais lenta, pois eles evitam superaquecimento.

    - Cuidado com os impactos. As quedas podem danificar a composição ou vazar algum metal tóxico.

    - Exija modelos originais. Apesar de baratas, as opções falsificadas possuem tecnologia inferior, diminuindo a vida útil e a capacidade real dos componentes.

  • Para baterias

    - Desligue as conexões sem fio quando não estiverem em uso. As opções wi-fi, bluetooth e infravermelho consomem mais energia. O mesmo vale para os celulares em áreas sem sinal. A busca pela rede inexistente também aumenta o consumo.

    - Se quiser mesmo guardar energia, evite o uso de aplicativos e jogos. Os recursos necessários para essas atividades consomem mais bateria. É válido também diminuir a intensidade de iluminação da tela.

  • Menos impacto ao meio ambiente

    Diminuir o impacto na aquisição de novas fontes não é a única vantagem das pilhas e baterias recarregáveis. O meio ambiente é um dos principais beneficiados com a escolha dos equipamentos de alta durabilidade. Além de promover a diminuição do descarte de resíduos, o consumidor escolhe componentes de menor impacto ambiental.

    Ainda assim, é necessário fazer uso de locais apropriados para se desfazer dos itens. A presença de componentes como chumbo, cobre, zinco, manganês e níquel mantém o teor tóxico de pilhas e baterias. Por isso é preciso ter cuidado para evitar danos à natureza e à saúde do ser humano. Atualmente muitos bancos, lojas e operadoras de telefonia disponibilizam recipientes para este descarte seguro. A prefeitura da cidade também pode informar os pontos de coleta mais próximos.

Buscar