Buscar

Ferro de Passar

Produtos encontrados:56

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Ferro de passar está cada vez mais moderno

  • Eletroportátil torna tarefa doméstica rápida e fácil

    Estar bem apresentável, com roupas impecáveis e sem vincos é o desejo de qualquer pessoa. Há quem considere o ato de passar roupa uma arte, ainda mais com os recursos adquiridos ao longo do tempo pelo tão conhecido ferro de passar. Os primeiros relatos sobre esse produto são do século IV, uma criação dos chineses, que usavam uma panela de latão cheia de brasa para esticar as vestimentas.

    Mas a versão que conhecemos hoje surgiu em 1882, quando o americano Henry Seely patenteou o ferro elétrico. Atualmente, existem quatro modelos do produto: a seco, a vapor, compactos e geradores de vapor. Em geral, o corpo do aparelho é feito de plástico, mas as bases utilizadas são variáveis.

    É preciso muita atenção na hora de passar a roupa para não estragá-la. A temperatura deve estar ajustada de acordo com o tipo de tecido. Para não errar, confira sempre as indicações das etiquetas internas de cada peça.

    Tipos de ferro

    Os mais utilizados pelos consumidores são os ferros a seco e a vapor. Conheça as diferenças entre eles e verifique qual o mais indicado para o seu dia a dia.

    A seco

    São os mais tradicionais e transformam a energia elétrica em energia térmica, que é regulada por um termostato. Dessa forma, é possível que o aparelho se mantenha ligado e com temperatura constante em sua base.

    A vapor

    Recomendados para o uso doméstico, utilizam o vapor para facilitar a eliminação de vincos e rugas nas roupas, agindo diretamente nas fibras do tecido. Possuem uma caldeira para o aquecimento do vapor, que pode ser distribuída por meio de fendas, presentes na base ou na frente do ferro de passar.

    Materiais utilizados nas bases

    Os eletroportáteis possuem significativa variedade de bases a disposição do consumidor. Podem ser de alumínio, antiaderente, cerâmica e com pastilhas anticalcário.

    Alumínio

    São os mais tradicionais e acessíveis, porém é preciso ter cuidado ao utilizá-los. Não possuem sistema antiaderente.

    Antiaderente

    Usa o sistema teflon, como nas panelas, e faz com que o aparelho deslize melhor pela roupa, facilitando a tarefa. Impede que o ferro grude nos tecidos, é fácil de limpar e resistente a corrosão.

    Cerâmica

    Distribui de maneira eficiente o calor pela placa-base. Não gruda, risca ou trinca os tecidos das roupas.

    Anticalcário

    As pastilhas presentes nas bases de modelos mais modernos impedem que os orifícios para a saída de vapor do ferro sejam obstruídos. Assim, estão sempre em atividade e não precisam ser substituídas.

  • Dicas de uso

    Economize energia

    Prefira acumular as peças de roupas para passá-las de uma vez só, pois este hábito ajuda a diminuir o consumo de energia elétrica com o ferro de passar. Não ligue e desligue o aparelho a todo momento, nem o deixe conectado a energia sem necessidade. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.

    Como passar roupas

    Borrife um pouco de água com amaciante sobre a roupa para que as fibras dos tecidos se tornem mais fáceis de passar. Use o vapor para peças mais amassadas e observe os níveis de temperatura para cada tipo de tecido.

    Limpeza do ferro

    Basta esfregar suavemente um pano umedecido com água para limpar o ferro de passar. Vale lembrar que isso só pode ser feito com o aparelho desligado e completamente frio.

Buscar