Produtos encontrados:7

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Lazer e aprendizagem com jogos de tabuleiro

  • Brincadeiras são indicadas para pessoas de todas as idades

    Desde os tempos antes de Cristo, os jogos de tabuleiro são uma maneira divertida de desenvolver o raciocínio lógico e de passar o tempo. Indicados para todas as idades, os jogos sofreram modificações ao longo do tempo ficando ainda mais atraentes e bem elaborados. Hoje existem uma grande variedade de jogos, agradando aos mais diversos gostos. Leia mais sobre eles a seguir.

    Benefícios dos jogos de tabuleiro na educação infantil

    Aumentam a capacidade de concentração

    Devido à versatilidade dos jogos de tabuleiro, as crianças da educação infantil (pré-escola) podem utilizá-los durante o dia a dia. O principal benefício para elas é o aumento da capacidade de concentração, estimulada pela necessidade de estar atento aos movimentos do jogo. O raciocínio lógico também é desenvolvido, o que ocorre pela necessidade de criar estratégias para vencer as partidas.

    Jogos para todas as idades

    Jogos chegam a ser considerados esporte

    Além das crianças, muitos adultos são atraídos pelas brincadeiras, principalmente por jogos como Xadrez, Gamão e Damas. Os jogos são levados tão a sério que até são considerados esportes e possuem campeonatos nacionais voltados para cada modalidade.

    Tipos de jogos de tabuleiro

    Aprendendo mais sobre eles

    Ao longo do tempo, diversos jogos de tabuleiro foram desenvolvidos e outros foram aperfeiçoados. Os jogos clássicos, em geral, ganharam uma nova roupagem, como é o caso do jogo de xadrez, que hoje é feito com diversos materiais e cujos personagens são representados de maneiras diferentes da primeira versão original.

    O Xadrez é um jogo para dois participantes que simula uma batalha entre dois reinos, contando com 16 peças, entre peões, bispos, torres, cavalos, um rei e uma rainha. O objetivo é dar o xeque-mate no adversário, ou seja, derrubar o rei do oponente. Devido ao alto nível de dificuldade do jogo de Xadrez e às diversas estratégias diferentes para vencê-lo, hoje ele é considerado esporte e ainda é ensinado para crianças em algumas escolas, visando aumentar a aprendizagem dos pequenos.

    Assim como o Xadrez, o jogo de Damas também é muito antigo. Em cada país, esse tipo de jogo recebeu regras diferentes, porém o objetivo de capturar todas as peças do adversário não se alterou.

    Um jogo de tabuleiro moderno indicado principalmente para o público infantil é o Cara a Cara, criado nos anos 80, pela Estrela, marca tradicional de brinquedos. O jogo também é voltado para dois participantes e tem como objetivo adivinhar o personagem do oponente, a partir do raciocínio lógico e da memorização.

    Para mais de dois jogadores, existe o jogo War, lançado nos ano 50. Este jogo simula uma guerra mundial e os jogadores devem criar estratégias para seus exércitos para conquistar territórios. Ao longo do tempo, War ganhou novas versões, como War II – em que foi inserido o ataque aéreo – e a versão temática Império Romano – em que o tabuleiro é o mapa dos domínios do antigo Império Romano -, além do War Junior, que é indicado para crianças com até 10 anos.

  • Departamentos