Buscar

Livro - Ewé: o Uso das Plantas na Sociedade Iorubá - Pierre Verger (Cód. Item 113423) (Cód EAN 9788571644731)

Outros produtos Editora Companhia das Letras
Produto temporariamente indisponível. Avise-me quando chegar:

  • Imagens

O Que Achou?

Buscas relacionadas a este produto:

Em 1952, em Keto, hoje na República do Benin, Pierre Verger foi iniciado como babalaô, recebendo o nome de Fatumbi, "renascido pela graça de Ifá". Foi então obrigado a aprender os segredos da medicina iorubá, transmitidos a ele oralmente por seus mestres babalaôs. Ao longo dos anos seguintes, coletou milhares de receitas, anotando o uso das plantas iorubás e as encantações, tão essenciais quanto os outros ingredientes.
O presente livro apresenta 447 dessas fórmulas na íntegra, em iorubá e português, divididas em: oògùn, receitas de uso medicinal; ìbímo, receitas relativas à gravidez e ao nascimento; òrìsà, trabalhos relativos às divindades; àwúre, trabalhos de uso benéfico; àbìlù, trabalhos de uso maléfico; ìdáàbòbò, trabalhos de proteção contra trabalhos maléficos.
O autor oferece ainda preciosas informações de referência, como glossários com a nomenclatura das plantas em iorubá e sua classificação científica, além de comentar a relação entre os nomes dados às plantas e a ação delas esperada, uma associação poética criada para transmitir os conhecimentos que há séculos passam de geração em geração, oralmente. Com Ewé, Pierre Fatumbi Verger lança luz sobre uma cultura totalmente diversa daquelas baseadas na palavra escrita.

Características

Título
Ewé
Subtítulo
O Uso das Plantas na Sociedade Iorubá
Autor
Pierre Verger
Ilustração
Carybé
Comentários e Entrevistas
Sobre o Autor: Pierre Verger
Nasceu em Paris, em 1902, de família burguesa. Desde pequeno se rebela contra as regras sociais impostas pelo mundo ao qual pertence. Em 1932, após a morte da mãe, livre de todas as obrigações familiares, opta por uma vida de caráter diferente, em constantes viagens pelo mundo. Em 1946 começa sua pesquisa sobre as influências recíprocas entre o Golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos, cujo resultado proporcionou-lhe, apesar de não ter concluído o curso secundário, título de doutor de terceiro ciclo na Sorbonne. Em 1954, depois de iniciado por Mãe Senhora no Terreiro Opô Afonjá, foi por ela confirmado Oju Obá, olhos de Xangô. Nos anos seguintes, recebeu o posto de Otun Mogbá no Terreiro Opô Aganju de Pai Balbino. Morreu em 1996, em sua casa, na Bahia.

Especificações Técnicas

Assunto
Antropologia
Editora
Companhia das Letras
Número de Páginas
768
ISBN
857164473x
ISBN-13
9788571644731
Origem
Nacional
Idioma
Português
Data de Lançamento
1995
Acabamento
Brochura
Formato
Médio
Medidas (cm)
17X22

Contato Editora Companhia das Letras

E-mail/Site:
http://www.companhiadasletras.com.br/contato.php

Informações importantes sobre este produto:

  • - Preços e condições de pagamento válidos somente para compras no site www.casasbahia.com.br ou pelo Televendas 4003-2773.
  • - Em caso de divergência de preços, o valor final considerado será o do Carrinho de Compras.
  • - Imagens meramente ilustrativas.
Buscar