Scanners - Saiba como escolher o seu

O scanner é sem dúvida um dos mais práticos periféricos para computador disponíveis no mercado de informática. Ele permite a digitalização de imagens, fotos, textos e qualquer tipo de documento impresso em pouquíssimo tempo e ainda garante a qualidade de imagem caso haja a necessidade de ampliação. Leia mais.

Sua busca não retornou nenhum produto.
Tente novamente, seguindo uma das sugestões abaixo:

  1. Confira se a palavra-chave foi digitada corretamente.
  2. Digite uma palavra-chave menos específica.
  3. Escolha outro departamento para a palavra-chave.

Scanners - Saiba como escolher o seu

  • Tipos

    Esse tipo de aparelho realiza uma varredura na imagem física e gera impulsos elétricos por meio de um captador de reflexos. A partir daí, a imagem é digitalizada por programas desenvolvidos especificamente para essa função.

    Assim, com o scanner, uma grande quantidade de informação documentada em papel, pode ser armazenada e acessada por computadores de forma digital, proporcionando uma redução no volume de documentos físicos, poupando tempo de procura e facilitando o gerenciamento de arquivos.

    Os modelos de scanners disponíveis no mercado atualmente podem ser classificados em duas categorias básicas: equipamentos de mesa e portáteis.

    Mesa

    Os scanners de mesa são parecidos com uma fotocopiadora comum. Eles apresentam uma superfície plana de vidro, sobre a qual é colocado o documento que será digitalizado. Sob essa área de vidro, há um braço móvel, no qual estão acoplados uma fonte de luz e um fotossensor.

    À medida que o braço se desloca por toda a extensão da superfície de vidro, a fonte de luz ilumina o documento e o fotossensor recolhe os raios refletidos e os envia ao software da máquina, que realiza a conversão do sinal analógico para o digital, proporcionando a virtualização da imagem.

    A maioria desses equipamentos tem uma área de leitura de 22 cm de altura e 28 cm de largura. A resolução real do documento digitalizado fica entre 300 e 400 ppp. Por isso, os scanners de mesa são ideais para a virtualização de objetos planos opacos como documentos de texto, ilustrações e fotografias.

    Esse tipo de máquina é uma das mais usadas hoje em dia devido à rapidez, facilidade e qualidade aceitável de imagem que oferecem aos usuários, sobretudo se os arquivos tiverem a internet como destino final.

    Portátil

    O scanner portátil é uma alternativa bastante econômica em relação aos equipamentos de mesa. Ele não necessita do dispositivo de tração presente nos scanners planos, pois é o próprio usuário que movimenta o aparelho sobre o documento que será digitalizado.

    Essa característica o torna muito eficiente em processos que exigem a rápida digitalização de ilustrações de livros encadernados, faturas, artigos e qualquer tipo de imagem pequena.

    Os scanners portáteis têm no máximo 10 cm de largura, mas o comprimento varia bastante, para atender às mais diversas necessidades.

  • Conexão

    Entre os vários tipos de conexões presentes nos modelos de scanner disponíveis no mercado, a USB é a que apresenta eficiência e praticidade.

    USB

    A maioria dos scanners conecta ao computador por meio de um cabo USB. Esse tipo de conexão é mais simples e prática, o que torna a instalação do aparelho mais fácil e rápida. A conexão USB também torna a transmissão de dados mais eficiente, agilizando o processo de conversão dos sinais analógicos em pulsos digitais.

  • Departamentos