Brinquedos Educativos

Um excelente meio de estimular o desenvolvimento das crianças

Uma das melhores formas de as crianças desenvolverem plenamente aspectos como criatividade, coordenação motora e percepção das cores e som é por meio dos brinquedos, principalmente os educativos. Sendo assim, é importante que os pais conheçam um pouco mais sobre esses produtos, especialmente a faixa etária indicada e a habilidade que ajudam a desenvolver.

Produtos encontrados:3592

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Um excelente meio de estimular o desenvolvimento das crianças

  • Idade

    Até 2 anos

    Os brinquedos educativos mais adequados são aqueles que estimulam a habilidade motora, a percepção das cores e formas e o raciocínio lógico. Boas opções para essa faixa de idade são os telefones de brinquedo que incentivam o aprendizado nos números e a coordenação.

    2 a 4 anos

    A partir dos 2 anos já é possível oferecer às crianças brinquedos que contribuem com o refinamento das habilidades adquiridas até essa idade. Os jogos de formas geométricas para encaixar continuam sendo úteis, já que a coordenação motora e capacidade de associação ainda precisam ser mais bem desenvolvidas. No entanto, para que as crianças se sintam ainda mais estimuladas com as brincadeiras, o ideal é oferecer mais de um brinquedo dessa categoria, como é o caso dos blocos de montar e os conjuntos de peças que formam casas e outros objetos.
    As crianças que estiverem mais próximas de completar 4 anos podem interagir com atividades mais complexas, como as pistas de corrida, que, antes de começar a brincadeira, precisam ser montadas pela criança, incentivando a concentração e o raciocínio lógico.
    Brinquedos educativos que façam a associação entre números e quantidades, ensinem os opostos e reproduzam ferramentas e outros utensílios também são úteis para essa faixa de idade.

    5 a 7 anos

    Os melhores brinquedos educativos para crianças entre 5 e 7 anos são aqueles que introduzem conceitos mais complexos sobre noção de espaço e formatos. Excelentes alternativas para atingir esses objetivos são os conjuntos de peças representando os jogos de expansão de pistas, os quais vêm com peças para que a criança possa montar pontes e trilhos. Esse tipo de brinquedo atua sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico e da percepção de espaço e formas.

    8 a 11 anos

    As crianças com idades entre 8 e 11 anos normalmente já possuem um bom desenvolvimento sensorial, necessitando agora de uma ênfase maior em aspectos como o relacionamento interpessoal, a comunicação e o raciocínio lógico para a resolução de problemas.
    Para atender a essas necessidades, as opções são os kits de ciência, os quais contam com diversas peças de laboratório que permitem a simulação de experimentos. Esses produtos contribuem com o desenvolvimento da imaginação e colocam a criança mais próxima a conhecimentos que ela irá adquirir anos mais tarde.
    Brinquedos como a caixa registradora também são boas opções para essa faixa de idade e apresentam calculadora verdadeira, gaveta com trava e chave, simulador de leitor de código de barras e acessórios como cartão, dinheiro e produtos de supermercado, propiciando uma brincadeira mais realista.

    12 a 14 anos

    Com idade entre 12 e 14 anos, as crianças precisam ter uma interação maior com brinquedos educativos que possam contribuir com a aquisição de conhecimentos essenciais para seu desenvolvimento na sociedade.
    Os jogos de xadrez e damas são boas opções, além de outros que ensinem conceitos sobre como administrar o dinheiro, compra e venda de bens e preservação do meio ambiente. Jogos de desafios também são bons para aprimorar o raciocínio lógico e para a aquisição de conhecimento geral.

  • Estimulação Sensorial

    Tato

    Boas alternativas para promover um melhor desenvolvimento do tato, especialmente em crianças de até 4 anos de idade, são os brinquedos educativos como bolas revestidas por materiais de texturas diversas, bichos de pelúcia e bonecas em material atóxico (que prejudica a saúde) e jogos de montar com peças de formatos variados.

    Visão

    O desenvolvimento da percepção visual é feito por meio de brinquedos educativos que disponham de peças com cores e formas variadas, sobretudo os de montar e encaixam, que exigem uma boa concentração.

    Audição

    O estímulo da audição das crianças pode ser feito por meio de brinquedos sonoros, como os teclados musicais, os telefones infantis, os tapetes de aprendizado e os brinquedos de animais falantes.

  • Departamentos