Buscar

Portátil

As principais características de um bom ar-condicionado

O primeiro sistema de condicionamento de ar surgiu em 1902, criado pelo engenheiro norte-americano Willis Carrier. A partir da década de 1920, o ar-condicionado passou a se tornar conhecido nos EUA. Em países de clima quente, como o Brasil, o ar-condicionado é um item indispensável no dia a dia, seja nos domicílios, nos ambientes de trabalho, nas linhas de produção ou nos veículos. O tratamento que esse eletrônico realiza consiste em aumentar a qualidade do ar em movimento, em relação à temperatura, umidade, limpeza e movimento. Um sistema de condicionamento de ar completo inclui as funções de resfriamento, desumidificação, aquecimento, umidificação, filtragem, ventilação e circulação. Leia mais.

Produtos encontrados:4

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

As principais características de um bom ar-condicionado

  • Características

    Tipo de operação

    Os tipos de operação realizados por cada ar-condicionado variam de acordo com a marca e o modelo. Enquanto alguns permitem apenas baixar a temperatura do ambiente, outros permitem elevá-la, variando também os modos manual ou automático.

    Tipo de aparelho

    O ar-condicionado de janela é indicado para ambientes de pequenas e médias dimensões. Nesse aparelho, o condensador, o compressor e o evaporador encontram-se no mesmo gabinete, tornando-o mais compacto. É necessário que haja um buraco da parede para a instalação. Essa linha de produto trabalha com baixas capacidades. O tipo portátil é ideal para ambientes menores e leva esse nome por ser um modelo que pode ser levado para diferentes cômodos. Os aparelhos split possuem duas partes separadas: o evaporador, que fica na parte interna do ambiente, e o condensador, que fica na parte externa, e podem ser encontrados em diversos subtipos, como o Window Split, o Split Hi-Wall, o Multisplit, o Split Cassete, o Split Piso-teto, entre outros.

    Timer

    Permite ao usuário programar o tempo de funcionamento do aparelho, utilizando o botão TIME ON ou TIME OFF para ajustar o acionamento ou desligamento automático da máquina.

    Controle Remoto

    Responsável pelo manuseio do aparelho a distância, o que é possível desde que não haja nenhum obstáculo físico entre o comando e o sensor, devendo-se evitar também a exposição direta à luz do sol ou a uma fonte de calor. Usualmente, o controle remoto realiza os seguintes comandos: On/Off, Sleep, Mode, Reset, Timer, Clock, Hour, Health, Lock, Fan Speed, Power/Soft, Swing Up/Down, Direction, Temp, Swing Left/ Right, Set e Light.

    Selo Classe A Procel

    O Selo PROCEL é um protocolo que aponta quais são os eletrodomésticos mais econômicos em razão de sua potência energética, medida pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética). A categorização é dividida em A, B, C, D e E, e quanto mais alto o CEE mais eficaz e econômico será o eletrodoméstico. Atualmente, há no mercado diversos modelos e marcas de ar-condicionado que levam o Selo na categoria A. Na hora de adquirir um eletrodoméstico, prefira os que apresentem esse Selo para que ocorra uma maior economia de energia em sua casa, contribuindo com o meio ambiente.

Ar-condicionado portátil: tornando seu espaço mais confortável

  • Prático, o item alia mobilidade e potência

    Um dos modelos de ar-condicionado mais inovadores é o portátil, pois, além de ser descomplicado, é desenvolvido de modo a agradar a todos os clientes. Graças a esse aparelho, é possível resfriar a sala durante o almoço e o quarto na hora de dormir sem que seja preciso adquirir mais de um exemplar.

    Características

    Com um tamanho reduzido, esse equipamento é desenvolvido especialmente para espaços pequenos e médios (de quase 50 m²). Possui display digital e pode ser acionado à distância por meio de um controle remoto.

    Sua potência varia entre 9 e 13 mil BTUs (British Thermal Unit), e pode medir de 48 a 84 cm de altura e pesar de 20 a 35 kg. Está disponível nas voltagens 110 V, 220 V e também em versões bivolt.

    Funcionamento

    Para que o aparelho comece a trabalhar, basta posicioná-lo próximo a uma janela, sacada ou varanda e ligá-lo a uma tomada. Ele já vem com adaptadores de janela, por onde o tubo extensor que o acompanha deve passar – este é responsável por fazer a troca de ar entre os ambientes interno e externo.

    O artigo funciona basicamente como um condicionador de ar convencional – podendo também ser aquecedor e calefator –, com a grande diferença de que é capaz de ser transportado de um lugar para o outro.

    Para diversas necessidades

    O ar-condicionado portátil é a solução para quem não quer ou não pode perfurar a parede do imóvel, como é o caso de pessoas que se encontram em condomínios ou edifícios comerciais. Já para quem mora sozinho ou tem uma família pequena e não deseja investir em muitos equipamentos, essa opção também pode ser vantajosa.

    Outros beneficiados pelo modelo portátil são os usuários alérgicos, que podem utilizar o aparelho como desumidificador e evitar que mofo e fungos se multipliquem devido à umidade excessiva. Esse tipo de ar-condicionado é eficaz também para feiras e estandes, eventos em estrutura móvel, festas e reuniões em salas não climatizadas, entre outros.

    Benefícios

    Tendo a mobilidade como seu ponto forte – é equipado com rodinhas e alça superior –, o item pode ser transportado por até mesmo uma pessoa, e seu manuseio é muito facilitado. Além disso, o kit de instalação que o acompanha não requer o auxílio de um profissional.

    Possui funções semelhantes às dos modelos tradicionais, como timer, que programa a hora de ligar e desligar o equipamento, e ajuste automático de resfriamento, que funciona de acordo com a temperatura registrada no ambiente.

    Graças ao sistema de condensação, a maioria dos modelos portáteis não precisa ser abastecida com água. Outras de suas utilidades envolvem a ventilação e a desumidificação.

    Entenda o que é BTU

    A British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, em português, mede a capacidade de refrigeração dos ares-condicionados. Para calcular quantos BTUs seu equipamento apresenta, é necessário analisar quantas pessoas circulam no local em que o artigo será colocado, entre outros fatores, e verificar se o ambiente é muito quente ou exposto ao sol.

Buscar