Buscar

Ultrabook

Ultrabooks chamam a atenção pelo design e pela potência

Os ultrabooks são a mais nova sensação no universo da informática. Eles foram criados pela Intel – em parceria com fabricantes de equipamentos – para concorrer diretamente com o MacBook Air, o notebook mais moderno da Apple. A característica principal desse computador é a espessura: ele não pode ser mais espesso do que 2 centímetros, de acordo com as especificações propostas pela Intel. Eles também são mais leves do que os notebooks convencionais, com 1,36 quilos, aproximadamente. Mas o destaque desses aparelhos é o rendimento. Seu tempo de ligamento é de 7 segundos em média, e sua bateria tem capacidade para durar entre 5 e 8 horas (de acordo com o modelo). Além disso, seu processamento de alto nível permite realizar tarefas com muito mais praticidade e rapidez.

Produtos encontrados:9

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Ultrabooks chamam a atenção pelo design e pela potência

  • Marcas

    Lançados em 2011 pela Intel, os ultrabooks são o sucesso atual do ramo da tecnologia. Considerado um sucessor do notebook, o ultrabook é um aparelho portátil com diversas vantagens. Entre elas podemos mencionar a leveza, fina espessura, alto desempenho e ainda grande autonomia da bateria.

    Características

    Os principais requisitos para que um notebook seja considerado um ultrabook são: duração da bateria carregada de no mínimo 5 anos; inicialização completa em até no máximo 7 segundos; 18 mm de espessura para telas de polegadas de 13,3 ou inferiores; e 21 mm de espessura para telas que apresentem 14 polegadas ou mais - no caso de ultrabooks híbridos da segunda geração, lançados a partir de 2012, a espessura aceita passou a ser até 23 mm - e ainda custo inferior, comparado ao notebook convencional.

    Processadores

    São três os tipos de processadores utilizados nos ultrabooks. O primeiro deles é o i3, desenvolvido especialmente para os usuários menos exigentes. Ele apresenta, entre outros recursos, dois núcleos de processamento, suporte para memória RAM DDR3 com até 1333 MHz, memória cache compartilhada de 4 MB e tecnologia Intel Hyper-Threading - cuja principal função é executar diversas tarefas. Ideal para qualquer tarefa, o processador i3 não é o mais rápido do mercado, no entanto, apresenta capacidade suficiente para realizar os mais diversos tipos de atividades.

    Já processador i5, considerado o intermediário, foi produzido com a finalidade de atender aos clientes que necessitam de recursos próprios para a execução de tarefas que exigem maior desempenho. Encontrados em modelos com dois ou quatro núcleos, esses processadores também apresentam a tecnologia Intel Hyper-Threading, além de disporem de até 8 MB de memória cache compartilhada, controlador de memória DDR integrado e tecnologia Turbo Boost, a qual possibilita aumentar a velocidade de desempenho automaticamente sempre que necessário.

    E por último, existem os processadores i7. Avaliados como os mais potentes do mercado, eles são ideais para o uso profissional, ou ainda para quem necessita de alta performance para as suas tarefas. Disponibilizados em quatro núcleos, eles apresentam memória cache de 8MB, recurso Intel QPI e as tecnologias Hyper-Threading, Intel Turbo Boost e Intel HD Boost, esta última desenvolvida exclusivamente para promover um desempenho ainda mais elevado aos aplicativos que exigem maior nível de processamento.

    Capacidades de memória flash

    A memória flash nada mais é do que um chip, por meio do qual são armazenadas informações sem a necessidade de alimentação elétrica. Seu uso é geralmente empregado em eletrônicos portáteis, como notebooks, câmeras digitais, MP3 e smartphones, além de serem bastante comuns também em pen drives, placas de vídeo, cartões de memória e modens.

    É possível encontrar memórias flash de diversas capacidades, que vão desde 16 GB até 256 GB, de acordo com o tipo de aparelho em que são utilizadas, bem como o nível de desempenho do mesmo.

    Faixas de tamanho de tela

    Como mencionado anteriormente, os ultrabooks podem apresentar diferentes tamanhos de tela. Nos aparelhos de dimensão menor, a tela chega no mínimo a 11,9 polegadas. Já nos de dimensão intermediária, ela pode atingir de 12 a 13,9 polegadas. E há ainda os ultrabooks maiores, cujo tamanho da tela varia entre 14 e 15,9 polegadas.

    Características secundárias: Touch Screen, Unidade Óptica, Webcam Integrada.

    Além das características principais, que definem o ultrabook, existem outros aspectos, que também estão presentes em muitos desses portáteis. Um deles é a tela touch sreen. Sensível ao toque, ela facilita a utilização do ultrabook, visto que envia o comando para o sistema do aparelho sem que para isso seja necessário o uso de teclado ou mouse.

    Outras características são a unidade óptica, dispositivo que permite a leitura de CDs e DVDs, com praticidade e rapidez; e ainda a webcam integrada, acoplada ao ultrabook, que possibilita ao usuário tirar fotos a qualquer momento diretamente do computador.

    Acer

    Os modelos de ultrabook da empresa chinesa se destacam pela espessura: alguns modelos contam com apenas 1,3 centímetros, sendo um dos mais finos do mercado. Combinado ao acabamento de fibra de vidro, o aparelho se torna um dos mais leves do mundo, com pouco mais de 1,4 quilos. Do lado de dentro, a autonomia de sua bateria se destaca. São mais de 7 horas de uso ininterrupto. Outro destaque é o tempo de reboot, de apenas 2,5 segundos.

    Dell

    A Dell resolveu unir a eficiência de seus aparelhos com um design renovado para fabricar seus ultrabooks. O resultado é um produto de grande potência e com visual atraente e elegante, sendo que alguns modelos apresentam acabamento de liga de alumínio com fibra de carbono. Combinado aos processadores Core i5 ou Core i7, o usuário terá em mãos um computador rápido e muito útil para o trabalho.

    HP

    A aposta da HP para conquistar usuários é de manter a qualidade que ela sempre proporcionou ao longo dos anos. Por isso, quem comprar um ultrabook da marca não vai ter surpresas: vai encontrar um aparelho com gráficos de alto nível e desempenho muito rápido de seu sistema.

    Samsung

    A Samsung aposta na diversidade de modelos para conquistar o cliente. É possível encontrar no mercado aparelhos com design mais simples e boa configuração, como a linha Series 5, até ultrabooks muito finos e com desempenho surpreendente, como faz a linha Series 9.

    Sony

    Das principais marcas de ultrabooks, a Sony é a única que ainda não produz seus aparelhos no Brasil. A fabricante japonesa aposta no mesmo design e desempenho da sua linha de maior sucesso, a VAIO, para produzir ótimos computadores a seus usuários.

    Isso se reflete em um aparelho prático e com diversos recursos interessantes. A maioria dos modelos de ultrabook VAIO possui, no máximo, 1,7 centímetro de espessura. A mesma elegância dos notebooks foi mantida, com o uso de alumínio escovado em sua fabricação. Outro destaque é a bateria, com autonomia de até 7 horas.

  • Processadores

    Core i7

    O processador Core i7 possui o melhor desempenho entre as três versões lançadas pela Intel. É possível encontrar modelos com quatro ou seis núcleos de processamento, que agregam mais velocidade para realizar múltiplas tarefas no ultrabook. Com 10 modelos de processador (cuja frequência varia de 2,8 a 3,33 GHz), o Core i7 é indicado para pessoas que precisam de um computador de alto rendimento para rodar programas pesados com eficiência. Por isso, ele é pouco utilizado entre usuários comuns e o preferido entre profissionais da tecnologia da informação e sistemas de computação.

    Core i5

    O Core i5 é o processador indicado para pessoas que desejam ter ótimo rendimento do seu computador, mesmo para uso pessoal. Isso porque ele possui a tecnologia Turbo Boost, que pode causar um aumento de até 800 MHz na velocidade de processamento. No mercado, pode-se encontrar 6 modelos do Core i5, com 2 a 4 núcleos que geram variação de potência de 2,4 e 3,56 GHz.

    Core i3

    O processador Core i3 é o mais simples, se comparado com todos os tipos lançados pela Intel. Ele possui apenas duas versões no mercado, cada uma com 2 núcleos, mas que podem emular com o mesmo rendimento de um processador com 4 núcleos. No entanto quem procura bom desempenho não deve ignorar o Core i3. Ele consegue executar diversas funções com ótimo rendimento em computadores pessoais, além de serem os mais econômicos em se tratando de consumo de energia. Por isso, se você é um usuário comum, mas deseja ter uma boa máquina para trabalhar ou se divertir, coloque um processador desses em seu notebook.

Buscar