Literatura Infantojuvenil

Produtos encontrados:17987

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Literatura auxilia aprendizado infanto-juvenil

  • Há livros ideais para crianças e adolescentes

    Ler é um hábito que deve ser estimulado nas crianças desde muito cedo, pois é um fator essencial no processo de aprendizagem. A atividade desenvolve a concentração, exercita a memória, enriquece o vocabulário e influencia na escrita. Os livros podem conter diversas cores, figuras, histórias fantasiosas e educativas. Alguns também ajudam na melhoria das funções cognitivas e motoras, ao permitir a interação dos leitores com o material visual e tátil.

    Infantil - Até 3 anos

    Há publicações que incentivam a leitura e proporcionam contato com livros desde o nascimento. Adequadas para os pequenos de até 3 anos, as opções podem ter capas e páginas internas macias, feitas de pano, pelúcia ou de material impermeável, indicadas para o momento do banho. Alguns livros emitem sons e vêm acompanhados de itens complementares para brincar. Entre os personagens mais comuns estão os animais, os objetos animados e seres do universo fantástico, como fadas.

    Infantil - De 4 a 10 anos

    As publicações direcionadas a essa faixa etária envolvem um público infantil que já sabe ou está aprendendo a ler. Os livros da categoria ainda são muito ilustrados e coloridos, mas contêm um pouco mais de texto. As histórias descrevem situações engraçadas e inusitadas do cotidiano, abordam temas que tratam da conduta moral, explorando e desenvolvendo a sensibilidade. Quando começam a entender melhor os significados das palavras, imagens e mensagens, os pequenos passam a assimilar o conteúdo de forma mais rápida.

    Juvenil – A partir dos 11 anos

    As crianças que estão entrando na fase da adolescência se interessam por livros que apresentam nuances do desenvolvimento das relações sociais. As histórias normalmente trazem protagonistas de faixa etária compatível com a dos leitores e exibem cada vez menos imagens e mais textos, em um número maior de páginas.

    Livros para recreação

    Nessa categoria, há uma mistura entre diversão e aprendizado, já que a criança brinca e interage com o conteúdo do livro. Alguns podem oferecer espaço para desenhar, figuras para colorir ou copiar e adesivos de diversos tipos. Determinados modelos ainda emitem sons dos personagens, tornando a experiência ainda mais atrativa.

    Paradidáticos

    São os livros voltados para a educação de crianças e adolescentes, inseridos paralelamente ao material didático, geralmente no ensino fundamental. Abordam valores humanos considerados importantes, conceitos de ética, mensagens reflexivas de fácil compreensão. Por esses motivos, são considerados bastante eficientes do ponto de vista pedagógico.

    Pop-Up (tridimensional)

    Esse tipo de livro apresenta imagens que crescem nas páginas de maneira tridimensional, quando se passa de uma para a outra. As figuras são feitas de papel resistente e apresentam as mais variadas formas e desenhos, dos mais simples aos elaborados. Ideal para dar à criança uma noção mais realista sobre os objetos, lugares e pessoas, de uma maneira divertida e lúdica. Eles funcionam como um brinquedo.

  • Departamentos