Buscar

Livro - A Ética na Educação Infantil: o Ambiente Sócio-Moral na Escola (Cód. Item 275281) (Cód EAN 9788573073164)

Outros produtos Editora Penso
Produto temporariamente indisponível. Avise-me quando chegar:

  • Imagens

Em A ética na educação infantil, as autoras apóiam-se no trabalho de Jean Piaget - e também o elaboram - no campo do desenvolvimento sócio-moral. Elas argumentam que a educação construtivista deve envolver mais do que as atividades especiais com as quais é geralmente associqda (tais como jogos em grupo, atividades de conhecimento físico e da linguagem como um todo). O planejamento deve incluir também a provisão para o desenvolvimento social e moral das crianças, uma vez que essas constroem seu entendimento moral a partir do material bruto de suas interações sociais cotidianas. Com esse objetivo, as autoras oferecem racionalização para uma espécie particular de atmosfera sócio-moral nas salas de aula das séries iniciais e descrevem meios práticos pelos quais os professores podem cultivá-la.

Sumário
Agradecimentos
Introdução
-Capítulo 1. O que queremos dizer com “salas de aula morais”?
Vinhetas de Três Salas de Aula .
Apresentação Breve do Ambiente Sócio-Moral em Três
Salas de Aula
Componentes do Ambiente Sócio-Moral .
Pesquisas sobre o Ambiente Sócio-Moral e o
Desenvolvimento Sócio-Moral das Crianças
O Ambiente Sócio-Moral como um Currículo Implícito
E o que é, então, o Ambiente Sócio-Moral Construtivista?
-Capítulo 2. O que queremos dizer com “crianças morais”?
O que Não Queremos Dizer com “Crianças Morais”
Como as Crianças Pensam Sobre Regras Morais
Como as Crianças Pensam Sobre os Outros
Observação de Crianças Morais na Sala de Aulas
Resumo
-Capítulo 3. Como O Ambiente Sócio-Moral Influencia O Desenvolvimento Infantil
Interação Social e a Construção do Self
O Relacionamento Professor-Aluno
Relacionamento entre Colegas
Resumo
-Capítulo 4. Estabelecendo Um Ambiente Sócio-Moral Construtivista
Organização da Sala de Aula
Atividades
O Papel do Professor
Resumo
-Capítulo 5. O Conflito E Sua Resolução
O Papel do Conflito no Desenvolvimento
Atmosfera Sócio-Moral e Resolução de Conflitos
Conflito entre Professor e Aluno
Resumo
-Capítulo 6. A Hora Da Roda
Objetivos para a Hora da Roda
O Papel do Professor
Organizando e Dirigindo a Roda
Fracasso e Recuperação da Roda
Resumo
-Capítulo 7. Estabelecendo Regras E Tomando Decisões
Objetivos
Estabecimento de Regras
Tomada de Decisões
Resumo
-Capítulo 8. Votação
Objetivos
Diretrizes para a Votação
Resumo
-Capítulo 9. Discussões Sociais E Morais
O Que é “Social”, “Moral” e “Sócio-Moral”?
Teoria do Julgamento Moral
Dilemas Morais
Objetivos das Discussões Sócio-Morais
Diretrizes para a Condução de Discussões Sócio-Morais Hipotéticas
Discussões Morais na Vida Real
Dilemas Hipotéticos Extraídos de Experiências da Vida Real
Resumo
-Capítulo 10. Alternativas Cooperativas À Disciplina
O Papel da Experiência Pessoal no Desenvolvimento
Social e Moral
Dois Tipos de Sanções
Diretrizes para a Implementação de Alternativas
Construtivistas da Disciplina
Resumo
-Capítulo 11. Hora Da Atividade
Objetivos e Fundamentação
Três Categorias de Conhecimento Refletidas nas Atividades
Planejamento para a Hora da Atividade
Implementação da Hora da Atividade
Três Fontes de Dificuldade na Implementação da Hora da Atividade
Resumo
-Capítulo 12. Hora Da Arrumação
Objetivos
Como Apresentar a Hora da Arrumação da Classe .
Problemas com a Arrumação
Soluções para Problemas durante a Arrumação
Resumo
-Capítulo 13. Hora Do Lanche
Objetivos
Diretrizes para a Hora do Lanche
Resumo
-Capítulo 14. Hora Do Descanso
Problemas da Hora do Descanso
Diretrizes para uma Hora do Descanso Menos Estressante
Resumo
-Capítulo 15. Temas Acadêmicos
O Contexto Sócio-Moral para o Ensino de Temas Acadêmicos
As Condições para a Promoção de Temas Acadêmicos
A Integração Construtivista de Temas Acadêmicos
Resumo
-Capítulo 16. A Criança Difícil
O Enfoque Behaviorista
Integração das Teorias Psicodinâmica e Construtivista
Diretrizes para Lidar com a Criança Difícil
Resumo
-Capítulo 17. A Atmosfera Sócio-Moral Da Escola
O Trabalho de Kohlberg e Colaboradores na Avaliação da Cultura Moral
A Experiência das Crianças com a Atmosfera Escolar
A Experiência do Professor com a Atmosfera Escolar
Princípios para Diretores
A Atmosfera Sócio-Moral do Departamento Estadual de Educação
Resumo
Apêndice
Referências Bibliográficas
Índice Remissivo

Características

Título
A Ética na Educação Infantil
Subtítulo
o Ambiente Sócio-Moral na Escola
Autor
Rheta DeVries; Betty Zan
Tradução
Dayse Batista.
Organizador
Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza, licenciada em Pedagogia pela UFBA. Mestre em Educação pela Harvard Graduate School of Education, Harvard University, Cambridge, Massachussets. Consultora do projeto MEC/Banco Mundial.
Comentários e Entrevistas
Rheta DeVries
Professor of Curriculum and Instruction and Director of the Iowa Regents' Center for Early Developmental Education at the University of Northern Iowa.

Betty Zan
Research Fellow at the Iowa Regents' Center for Early Developmental Education at the University of Northern Iowa. Doctoral candidate in Developmental Psychology at the University of Houston.

Conteúdo Interativo

Primeiro Capítulo

Especificações Técnicas

Assunto
Antropologia
Editora
Penso
Edição
Número de Páginas
328
ISBN-13
9788573073164
Origem
Nacional
Idioma
Português
Data de Lançamento
1998
Formato
Grande
Medidas (cm)
16x23 (LxA)

Informações importantes sobre este produto:

  • - Preços e condições de pagamento válidos somente para compras no site www.casasbahia.com.br ou pelo Televendas 4003-2773.
  • - Em caso de divergência de preços, o valor final considerado será o do Carrinho de Compras.
  • - Imagens meramente ilustrativas.
Buscar