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Livro - Comportamento do Consumidor Brasileiro - Tania Maria Vidigal Limeira

(Cód. Item 134424)

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Este livro é dirigido a estudantes, professores e profissionais de administração e marketing, ou de outras áreas, que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o consumo e o comportamento do consumidor brasileiro, incluindo uma revisão dos principais conceitos, teorias e metodologias de pesquisa.



A elaboração deste livro baseou-se em quatro abordagens que o diferenciam da literatura estrangeira que é adotada tradicionalmente nas escolas. O primeiro diferencial está em focar o estudo no brasileiro, em lugar de um indivíduo genérico, como é tradicional na literatura estrangeira, o que possibilita associar conceitos abstratos à nossa realidade cotidiana concreta, facilitando a sua compreensão. O segundo diferencial está em explicar os conceitos e teorias sobre o comportamento do consumidor brasileiro com base em artigos e estudos mais recentes de pesquisadores e professores brasileiros, que analisam a realidade da nossa população quanto a características demográficas, cultura, valores, hábitos, estilos de vida, expectativas e sonhos.



O terceiro diferencial é o desenvolvimento do texto a partir do foco em categorias de indivíduos, ou seja, as crianças, os jovens, os idosos, os homens, as mulheres e os consumidores emergentes de baixa renda, bem como o cliente empresarial, em lugar do enfoque tradicional, que é centrado na apresentação de conceitos como aprendizagem, motivação, personalidade, atitudes, cultura e classe social. Como a ênfase é na explicação dos diversos comportamentos de consumo, esses conceitos serão utilizados para explicar tais comportamentos.



Além disso, o livro tem um quarto diferencial, que são as ilustrações elaboradas pelo desenhista Pedro Luna, que retratam, de forma bem-humorada, os temas abordados, possibilitando estudar o que há de mais moderno nesse campo com profundidade e, ao mesmo tempo, facilidade. O texto deste livro está dividido em onze capítulos. O primeiro é O Comportamento do Consumidor e a Gestão de Marketing , que discute o que é o comportamento do consumidor brasileiro e por que estudá-lo, explicando os principais conceitos e a evolução do estudo do consumidor e relacionando-o com a gestão de marketing.



O segundo capítulo A Pesquisa de Marketing e o Estudo do Consumidor define o sistema de informações de marketing e explica o que é pesquisa de marketing e as etapas para elaboração de um plano de pesquisa, que é realizada pelos profissionais de marketing para entender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor brasileiro. A Segmentação dos Consumidores é o tema do terceiro capítulo, que apresentam os procedimentos necessários para segmentar os consumidores, explica o que é a segmentação por estilo de vida e como realizá-la, bem como a segmentação demográfica, todas elas técnicas utilizadas no estudo do consumidor e na formulação das estratégias de marketing.



No quarto capítulo O Consumidor Como Indivíduo é explicada a abordagem multidisciplinar no estudo do consumidor e as teorias e os conceitos mais importantes da psicologia e da economia que podem ser utilizados para entender o comportamento do consumidor brasileiro. O Consumidor e a Propaganda é o tema do quinto capítulo, que discute o que é propaganda, qual a sua função, como é o processo de comunicação e os elementos que o compõem, quais são as reações do consumidor à propaganda e as técnicas de avaliação da eficácia da propaganda, bem como as características da propaganda que influenciam o consumidor.



O sexto capítulo A Criança e o Consumo visa explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, as influências da mídia e da propaganda nos processos de socialização e consumo, os significados dos brinquedos e brincadeiras, bem como o processo de decisão de compra familiar e a influência da criança nesse processo.



O Jovem e o Consumo é o assunto do sétimo capítulo, que discute o que é a adolescência e a juventude, os grupos de referência e sua influência sobre os jovens, o processo de construção da identidade dos jovens, apresentando também dados de pesquisas sobre o comportamento dos jovens brasileiros e seus estilos de vida.



No oitavo capítulo A Mulher e o Consumo, são abordados os conceitos relacionados ao gênero feminino e as teorias sobre o comportamento da mulher diante de questões como vida afetiva, sexualidade, família, maternidade, beleza e moda. Também analisa o processo de difusão de inovações. O nono capítulo O Consumidor Emergente discute as características demográficas assim como os aspectos culturais e sociais que explicam o comportamento do consumidor emergente, ou seja, os brasileiros que obtêm menores salários ou rendimentos. É analisada a influência da propaganda e da mídia no comportamento do consumidor emergente. Além disso, os conceitos de classe social, subcultura e religião são utilizados para explicar o comportamento desses consumidores.



O Idoso e o Consumo, o tema do décimo capítulo, analisa as características demográficas dos idosos, o processo de envelhecimento do ponto de vista da gerontologia, os conceitos de geração, segmentação por coortes e representação social. Também são apresentados os resultados de pesquisas sobre a imagem do idoso. No último capítulo O Cliente Organizacional, os Fatores Situacionais e a Satisfação Pós-compra, são abordadas as características e as necessidades dos clientes organizacionais, bem como as maneiras de segmentá-los. São analisados os fatores situacionais que influenciam a compra, a satisfação pós-consumo e o Código de Defesa do Consumidor. Vários exemplos, pequenos estudos de casos e exercícios foram incluídos em cada capítulo, para facilitar a aplicação dos conceitos estudados. Também são sugeridos outros livros, para aqueles que quiserem aprofundar seus conhecimentos nos diversos temas abordados. Além disso, para os professores, a Editora Saraiva disponibiliza o site do livro, com a resolução dos exercícios e outros materiais de apoio para o desenvolvimento das aulas.


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