Frescobol

Esporte e lazer na praia

Passar as férias, o feriado ou mesmo um único fim de semana na praia é sempre muito bom. E, além de aproveitar o sol e o mar, você também pode praticar uma série de esportes na areia. Um deles é o frescobol, uma brincadeira simples e agradável, tanto para adultos quanto para crianças. Leia mais.

Produtos encontrados:25

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Mais informações

  • Saiba um pouco mais sobre o esporte

    O frescobol surgiu na década de 40, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. O jogo e os acessórios foram idealizados por Lian Pontes de Carvalho, fabricante de pranchas e móveis de piscina – depois de uma apresentação feita por oficiais franceses no local.

    Nessa época, as raquetes eram feitas com pedaços de madeiras simples, cortados em serrarias. Com o passar dos anos, para facilitar o manuseio durante o jogo, os cabos ficaram mais curtos e ganharam faixas emborrachadas. Para evitar os danos provocados pela maresia e pelo sol, as raquetes também receberam um acabamento em verniz. Até 1976, os praticantes utilizavam bolas de tênis descascadas. Só depois dessa data é que as racketballs, preferidas até hoje, começaram a ser importadas.

    Uma das principais características do esporte é a ausência de rivalidade. Por esse motivo, os praticantes ficam totalmente relaxados. Ao contrário do tênis e do tênis de praia, os praticantes não jogam contra si, mas em conjunto, já que o objetivo de ambos é não deixar a bola cair. Quanto mais rebatidas precisas são realizadas, mais bem jogada e divertida torna-se a partida.

    Com o tempo, federações estaduais de frescobol foram criadas e implementaram algumas regras para o esporte. A competição entre duplas, por exemplo, foi oficializada, todavia, a regra básica é rebater a bola com precisão.

  • Itens necessários para a prática do frescobol

    O jogo não exige muitos acessórios, apenas raquetes e bola. Segundo o regulamento oficial, a raquete deve ter no máximo 50 cm de comprimento e 25 cm de largura, com o peso podendo variar entre 350 g e 400 g. Além disso, seu cabo pode ou não conter uma parte emborrachada, chamada de grip, para facilitar o manuseio. Entre as opções, há exemplares produzidos com madeira MDF (versão mais comum), fibra de vidro ou material semelhante.

    A bolinha sofreu muitas alterações com o avanço da tecnologia. Atualmente ela é oca, fabricada com borracha pressurizada, pesa 40 g e tem 5,7 cm de diâmetro.

  • Cuidados na hora de praticar o esporte

    Para os atletas amadores, aqueles que jogam com os amigos apenas para divertir-se, a orientação é usar chapéu ou viseira e não se esquecer do protetor solar e da hidratação. Tenha sempre por perto uma squeeze com água. Se estiver começando a praticar frescobol agora, não passe muito tempo sob o sol.

    Caso você queira fazer desse jogo o seu hobbie ou pretende participar de campeonatos, antes de começar os treinos, procure orientação profissional e faça uma avaliação médica para checar se tem condições físicas para realizar a atividade.

    E lembre-se: antes de começar qualquer exercício, alongue-se! Isso evita dores e contusões.

  • Departamentos