A Obra A Formação De Professores De Línguas E O Pibid: Experiências, Crenças E Identidades, Longe De Apresentar Apenas Os Aspectos Positivos De Uma Ação Governamental, Visualiza E Discute, De Maneira Singular, O Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência (Pibid), Que Em Parceria Com Diversas Universidades Desafia Docentes E Discentes A Erigir Espaços Dialógicos E Compreender A Formação Docente E A Construir Identidade(s) Na Perspectiva De Contextos Situados Como Espaço De (Des) Aprendizagem. Nossa Inquietação Surge De Um Tecer Discursivo Em Que A Formação Assume Primazia, Sobretudo No Interior Dos Diálogos Estabelecidos Entre Pesquisadores Brasileiros, E Espaços Geográficos Diferen-Ciados, Na Tentativa De "Mostrar" O Atual Estado De Uma Política, Engendrada Em 2007 E Que Antes De Completar Uma Década, Enfrenta Rumores De Falência, Mas, Resiste Aos Tempos Difíceis E Instáveis Vivenciados Pelo Povo Brasileiro. Organizado Em Duas Seções, O Objeto De Estudo É Apresentado Em Ampla E Significativa Direção, Ou Seja, Em Caráter Dialógico, Com Quadro Teórico Diversificado E Perspectiva Metodológica Em Que A Práxis E A Teoria Coadunam-Se E Transpõem Os Limites Dos Hiatos Tão Bem Apontados Por Pesquisadores Brasileiros Que Engajados Com O Ensino De Qualidade "Mapeiam" As Ações Em Diversas Regiões Do País.