O livro analisa os desdobramentos da formação do leitor anticapacitista para uma sociedade capacitista, no âmbito do ensino fundamental. A singularidade consiste em apresentar a leitura literária como possibilidade de suscitar a compreensão de crianças no que se refere à prática de preconceito direcionada às pessoas com deficiência em uma sociedade capacitista. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo bibliográfica, relacionada à análise de conteúdo, no sentido de conceber argumentos a partir da literatura infantil que contribuem para a reflexão e discussão em torno da leitura literária capacitista e anticapacitista. Os dados utilizados foram extraídos das Fábulas de Esopo, mais especificamente “Os golfinhos, as baleias e a carpa”, “O mosquito e o touro”, “A tartaruga e a lebre” e “O leão e o rato”. A partir disso, as análises evidenciam, nesta obra, a relevância do letramento literário anticapacitista desenvolvido nas séries iniciais do ensino fundamental. A construção de uma sociedade diversa, corporal, cognitiva e funcional, em que cada indivíduo é valorizado em suas particularidades, é essencial, para que seja promovida a inclusão plena. Respeitamos as múltiplas formas de existência e participação social.