Organizada em 14 volumes temáticos, a coleção 'A pintura', dirigida por Jacqueline Lichtenstein, professora de Estética e Filosofia da Universidade de Paris X, tem o intuito de mostrar como se estruturaram os discursos sobre a arte no Ocidente, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Com textos de cerca de 130 autores do século IV a.C. até o século XX, esta coleção reuniu alguns dos mais importantes artistas, críticos, filósofos, poetas, teólogos e historiadores para iluminar aspectos fundamentais da arte da pintura.
Se não se pode, a rigor, falar de uma Estética medieval ou de uma Teoria da Arte na Idade Média, pode-se entretanto discernir, nas categorias metafísicas e teológicas da época, suas concepções sobre a beleza, a luz, a opacidade dos corpos e a visibilidade do mundo. Neste segundo volume da coleção, fragmentos escolhidos de Pseudo-Dionísio Areopagita, João Damasceno, São Boaventura, São Tomás de Aquino, Calvino e outros autores dão acesso ao que poderíamos chamar de uma história medieval da visão.
No cerne dessa história encontram-se as relações entre arte e teologia e as acirradas discussões envolvendo o culto às imagens sagradas, a reprodutibilidade dos modelos, a interpretação anagógica e toda a riquíssima escala de simboliosmos medievais que só se torna inteligível quando compreendida como um sistema.