Uma ética da prática à teoria é o fio condutor da psicanálise, quando se trata de buscar transmitir o legado de Freud e de Lacan na Universidade. Sobretudo em tempos que alardeiam cursos e programas que propõem acesso fácil e barato a um ensino de psicanálise que, na realidade, a mata, justamente por matar sua ética. Este livro responde à questão do que é um fazer psicanálise na Universidade, distinguindo-o de uma formação psicanalítica que, esta, não se dá na Universidade, pois implica a política da psicanálise que parte do fundamento de que há um saber insabido, e que se exerce do lugar de rebotalho, a contramão do que se arvoram aqueles discursos que se dizem saber algo sobre alguém ou que fazem alunos acreditarem que saberão exercer uma clínica psicanalítica com uma formação universitária. Dezenove conferências de professores psicanalistas de diferentes partes do mundo, apresentadas na UERJ, vêm aqui testemunhar o singelo quinhão com que cada um, em suas pesquisas universitárias, pode contribuir na interminável tarefa de transmitir.