Três Palavras Sintetizam Este Trabalho Matemática Filosofia E Poesia O Que Era Para Ser Uma Investigação Sobre A Licenciatura Da Educação Do Campo Com Habilitação Em Matemática Tratada Com Base Na Educação Popular Tornouse Um Estudo De Relativa Abrangência Quando A Complexidade Da Proposta Exigiu Que O Autor Adentrasse As Veredas Históricas Da Educação No Brasil A Constante Busca Por Dados E Fatos Que Dessem Conta De Percorrer Com Uma Visada Crítica Os Meandros Históricos E Filosóficos Do Ensino No Brasil Das Escolas Jesuíticas Às Atuais Escolas Do Campo Norteou A Trajetória De Alberto Luiz Pereira Da Costa Por Diversas Veredas Epistemológicas Que De Início Pareciam Inconciliáveis Mas Que Ao Fim E Ao Cabo Acabaram Convergindo Para A Comprovação Das Hipóteses E Para O Estabelecimento De Algumas Respostas Às Inquietações Que Se Impuseram Ao Longo Da Pesquisa Aliando Espírito Crítico E Sensibilidade Poética O Autor Visitou Poetas E Filósofos Como Pessoa E Drummond Benjamin E Foucault Para Tratar De Questões Que Relacionam Educação Ensino Da Matemática História Política E Resistência Resistência Aliás Por Suas Múltiplas Faces Por Um Lado Resistência Ao Cumprimento Do Estágio Supervisionado Em Matemática O Que O Autor Atribui Em Parte Não À Simples Apatia Da Comunidade Universitária Mas Também À Forte Vinculação Do Plano De Estágio Analisado A Práticas Educacionais Não Condizentes Com A Realidade Do Públicoalvo O Aluno Do Campo Por Outro