Esta Obra Apresenta O Desenvolvimento E O Resultado De Um Longo Trabalho Com O Intuito De Relacionar A Abordagem Cts Ciência Tecnologia E Sociedade Com A Formação E A Atuação De Professores De Educação Básica De Início Faz-Se Um Resgate Sobre Os Referenciais Que Balizaram Este Estudo Retomando As Antigas Concepções De Ciência E Tecnologia Passando Pelos Primeiros Eventos Que Desencadearam O Movimento Cts Até Chegarmos Às Consequências Do Estudo Junto Ao Ensino Das Ciências Na Sequência Após Uma Breve Exposição Da Metodologia Utilizada Durante Os Diferentes Momentos Da Pesquisa Apresenta-Se Uma Coletânea De Artigos Que Desvelam Ao Olhar Para A Formação E A Atuação Dos Professores Convergências E Dicotomias Entre As Diretrizes Curriculares Nacionais Os Planos Pedagógicos Dos Cursos As Práticas Docentes Tanto No Ensino Superior Quanto Na Educação Básica Com As Vocações Da Abordagem Cts Dessa Forma Esta Obra Levanta Questões Intrigantes Relacionadas Às Práticas Pedagógicas Em Todos Os Níveis Da Educação Formal Possibilitando Discussões E Análises Por Parte De Gestores E De Professores Visando A Identificar Como Os Órgãos Governamentais Balizam Nosso Ensino Formal E Como Idealizamos A Formação De Nossos Professores Da Educação Básica Tais Levantamentos De Certa Forma Podem Ser Confrontados Com As Diferentes Realidades Que Permeiam O Contexto Em Que As Práticas Educacionais Acontecem Permitindo Assim Que O Leitor Tenha Subsídios Para Analisar Como O Enfoq