O Livro Abordagem Histórico-Cultural: Um Olhar Para A Formação De Professores E A Educação Especial Lança Um Olhar Frente À Formação De Professores Em Seu Contexto Histórico, Social E Cultural. Para Tanto O Livro Inicia-Se Com A Discussão Do Referencial Teórico Escolhido A Abordagem Histórico-Cultural, Perpassando Pela Constituição Do Homem E Da Deficiência, Já Que Apresentamos A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Especial, Sendo Ele Então Um Sujeito De Potencialidades Que Devem Ser Levadas Em Consideração No Processo De Ensino E Aprendizagem. Entra, Dessa Forma, A Discussão Da Formação De Professores Voltada A Atender Os Alunos Público-Alvo Da Educação Especial, Dando Ênfase Na Visão Do Professor Pelo Referencial Já Citado E Na Mediação Para Garantia Do Desenvolvimento Do Sujeito. São Apresentados Os Caminhos Históricos E Políticos Da Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Especial E, Mais Especificamente, A Formação De Professores De Ciências Da Natureza, Perpassando Pelas Primeiras Iniciativas De Formação Docente, Pelas Políticas De Educação Especial Até Chegar À Formação Dos Professores E Às Perspectivas Do Ensino De Ciências Da Natureza Para O Aluno Público-Alvo Da Educação Especial. Enfim, Este Livro Defende O Professor Como Um Sujeito Que Transmite O Conhecimento Culturalmente Desenvolvido Pelo Homem, E Por Isso Deve Ser Valorizado Com Urgência, Tanto Em Relação Salarial Quanto Em Relação Às Suas Necessidades Formativas Na Direção De Propiciar A Constituição De Sujeitos Ativos Na Sociedade. Portanto, Por Meio Das Discussões Apresentadas Neste Livro, A Autora Defende Que A Abordagem Histórico-Cultural Pode Contribuir Nessa Perspectiva De Valorização Do Professor, Bem Como Na Garantia Do Desenvolvimento Cognitivo, Social E Cultural Dos Alunos Público-Alvo Da Educação Especial. Ean: 9788547330309