As Políticas De Ação Afirmativa Para Acesso Ao Ensino Superior Brasileiro Completam 15 Anos E, Apesar De Presentes Em Vários Programas De Pós-Graduação Desenvolvidos Em Diferentes Iniciativas, Visando A Equidade Na Representação De Negros E Ou Indígenas Nesse Espaço Mais Elevado De Escolarização, Ainda Provocam Inúmeros Debates E Questionamentos No Meio Acadêmico E Fora Dele. Registrar Experiências Exitosas Que, Desde 2011, Se Desenvolveram Em Universidades Brasileiras É Essencial Para Qualificar Esse Debate. Esta Coletânea, Ao Relatar As Iniciativas De Cursos De Formação Pré-Acadêmica Que Auxiliaram Negros E/Ou Indígenas No Ingresso Em Programas De Pós-Graduação, Apresenta Também As Dificuldades, As Boas Práticas E Os Desafios Que Devem Ser Enfrentados Para Que Se Consolide Uma Mudança No Perfil Racial E Étnico Da População Acadêmica E Científica Brasileira. Que A Leitura Inspire Novas Iniciativas E Contribua Na Discussão Qualificada Dos Desafios Para A Construção De Uma Educação Pública E De Qualidade Para Todos.