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Afroteologia

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A tradição oral é a raiz da qual brota todo o tipo de conhecimento e sabedoria africanos. Não são meramente palavras reproduzidas pela boca e, por isso, a mentira não é nunca tolerada. Falhas ou lapsos não fazem parte do seu cotidiano. Assim, trabalho difícil é transformar a tradição oral em palavra escrita. Ao contrário da cultura Ocidental, a AFROTEOLOGIA é uma Teologia da Vivência, ou seja, é da (con)vivência nas comunidades tradicionais de terreiro que surge a afroteologia. Com isso, o novo livro do Prof. Dr. em Teologia Hendrix Silveira - autor de Não Somos Filhos Sem Pais , sendo a quinta geração de sua família que vivencia o Batuque e o terceiro a alcançar o posto de Bàbálórì?à - busca um evidenciamento e uma potencialização da teologia das tradições de matriz africana , através da produção de conhecimentos e debates construídos a partir da cosmopercepção africana com seu viés cultural/civilizatório de concepção da existência humana. A inserção e as atribuições sacerdotais do Prof. Dr. Hendrix Silveira no meio afro-religioso lhe garantem uma imersão profunda nos rituais e acesso amplo à sabedoria dos mais velhos no culto , a partir dos quais o autor expõe conhecimentos que proporcionam reflexões teológicas e filosóficas. Retomar esses saberes é crucial para o fortalecimento do culto sob a ótica das culturas descolonizadas , no objetivo de devolver ao povo africano e sua descendência nas Américas a dignidade naquilo que, possivelmente, lhes seja o que mais importa: suas crenças, sua espiritualidade, sua cultura, que a duras penas foi mantida viva na memória dos terreiro . Existe uma teologia das tradições de matriz africana? Essa teologia pode ser pensada de forma a agregar todas as tradições de matriz africana ou vale apenas para uma delas? Como a cosmopercepção africana concebe a vida humana e sua pós-morte? Quem são as divindades chamadas Orixá e qual seu papel na Criação? Como essas tradições concebem o Ser Supremo? Qual relação pode ser estabelecida entre a filosofia africana e a vivência nos terreiros? Estas e outras questões surgem no decorrer da leitura de AFROTEOLOGIA e ganham elucidações a partir da experiência de quem vivencia estas tradições desde dentro, aliada à pesquisa bibliográfica de cunho afrocentrado ou interpretada segundo os parâmetros da exunêutica , atribuindo sentidos e propósitos aos rituais das as religiões dos Orixás . A partir de uma reflexão afrocentrada, AFROTEOLOGIA estabelece relações entre o universo sagrado dos Orixás e a filosofia africana presente na diversidade de formas religiosas, desde suas origens no continente africano até às tradições afrodiaspóricas - em especial nos terreiros de Batuque Gaúcho e de Candomblé Bahiano -, servindo de auxílio a pesquisas sobre o tema ao mesmo tempo em que abastece os vivenciadores destas tradições no combate à afroteofobia.

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