Objetivamos Através Do Estudo De Lêtre Et Le Néant E Da Critique De La Raison Dialectique Esclarecer Que O Fenômeno Da Alienação Representa A Tessitura Originária Do Corpus Sartreano Esse Fenômeno É Compreendido Sob Duas Formas Distintas A Alienação Primitiva E A Alienação Objetivada A Primeira Refere-Se À Exteriorização Do Homem Como Ser-No-Mundo Definindo Tanto A Historicidade Do Homem Quanto A Sua Realização Na História Constitui-Se Na Pedra Angular Do Conceito De Liberdade Enquanto Liberdade De Escolha Porque Indica Como A Exteriorização Do Homem Aponta A Infinitização Do Finito A Segunda Diz Respeito À Exterioridade Que Acontece No Encontro De Dois Ou Mais Projetos Humanos Não Sendo Possível À Liberdade Humana Desenvolver-Se À Margem Da Necessidade Até Os Dias Atuais Já Que Estes Ilustram A Força Do Fenômeno Da Escassez Na História Assim A Alienação Objetivada Corresponde À Finitização Do Infinito De Certa Forma Ela Impede Que A Liberdade Enquanto Liberdade De Obtenção Apareça No Corpus Sartreano Porque Revela Como O Destino Da Exteriorização Do Homem É Ser Responsável Por Sua Exterioridade No Entanto Isso Não Significa Que A Possibilidade Da Superação Da Exterioridade Não Possa Impulsionar O Trabalho Exercido Por Essa Exteriorização Enquanto Ser-No-Mundo Face Ao Idealismo Da Ontologia-Antropológica Surge O Realismo Da Antropologia-Ontológica Tornando Inverossímil Qualquer Proposição Que Aponte A Divisão Do Pensamento Sartriano Em Duas Fases Dist