O Livro Aportes Para Abertura Disciplinar A Partir Da Inclusão História E Filosofia Da Ciência No Ensino De Química Surge Do Intento De Pesquisadoras E Pesquisadores Em Compartilhar Possibilidades Em Vista A Conceber Um Ensino De Química Mais Profuso Incluso E Veemente Alicerçado Nessa Busca Elegemos Textos Com Eixos Na Formação De Professores Trazida Aqui Pelo Advento Da Interdisciplinaridade Na Inclusão De Surdos E Na História E Filosofia Da Ciênciacontamos Por Tanto Com A Grata Participação De Colaboradores Da Ufjf Ufop Uff Ufopa E Universidad Del Valle Que Através De Suas Distintas Vivências Revelam A Sala De Aula Como Ponto De Encontro Cada Capítulo Assim Traz Um Pouco De Seus Autores O Que Reflete Suas Experiências Acadêmicas E Profissionais Sejam Elas Enquanto Construtores De Classes Mais Inclusivas Ou Pesquisadoras Em Um Mundo Diverso Ainda Que Desigualesperamos Que Este Livro Através Das Possibilidades Apresentadas E Conforme As Especificidades De Cada Sala De Aula Sirva Como Fonte De Inspiração E Debates