O Livro Trata Das Aprendizagens De Cuidado Com O Outro. As Histórias De Duas Mulheres, Da Infância À Vida Adulta, Dão Concretude À Consubstancialidade Das Relações De Gênero, Classe Social E Raça E Revelam Fronteiras E Tensões Centrais Para A Prática De Cuidado, Compreendido Como Uma Relação Social Cujo Objeto É O Outro. Estão Presentes As Ambiguidades Das Aprendizagens No Contexto De Ausência De Cuidado E De Violência Na Infância, Esta Marcada Também Por Brincadeiras E Possibilidades De Resistência E Superação. O Livro Revela Que A Aprendizagem Do Cuidado Pode Ocorrer Em Tenra Idade E Seus Fins Extrapolam Os Objetivos Instrumentais, Desvelando Práticas E Símbolos De Um Saber-Fazer Constituído Na Socialização Das Mulheres, O Que Envolve A Responsabilidade, O Altruísmo, Mas Também A Violência E A Raiva, Atitudes De Distanciamento Pouco Evidenciadas Nos Estudos Sobre Essa Temática.