Em Novembro De 1955 O Museu De Arte Moderna De Nova York Moma Inaugura A Exposição Latin American Architecture Since 1945 Organizada Pelo Historiador Da Arquitetura Henry Russell-Hitchcock A Mostra Buscou Apresentar Ao Público A Pujante Atividade Construtiva Do Subcontinente Nos Últimos Dez Anos 1945-1955 Como Produto Imediato O Moma Publica Um Livro-Catálogo Homônimo Assinado Pelo Curador Da Mostra O Interesse Primeiro Do Livro Arquitetura Moderna Latino-Americana Uma Ideia Construída A Partir De Latin American Architecture Since 1945 1955 É Precisamente O De Revisitar Os Processos De Elaboração Da Trama Discursiva Consolidada Na Exposição Em Tela Reconhecendo-A Como Fruto De Um Complexo Campo De Forças Heterogêneo Em Que Operam Múltiplos Interesses Exposição E Publicação Serão Então Tomadas Como Produtos Historiográficos Culturalmente Construídos No Cruzamento De Sentidos Circunscritos De Um Lado Ao Campo Disciplinar Da Arquitetura No Que Tange À Revisão Que O Modernismo Sofrerá No Segundo Pós-Guerra E De Outro Ao Âmbito Dos Embates Ideológicos Prementes No Alvorecer Da Guerra Fria Recusando A Compreensão Do Discurso Consolidado Em Latin American Architecture Since 1945 Como Simples Projeção Do Outro A Partir Do Centro Mas Sem Com Isso Negar Estruturas De Poder Incidentes Em Sua Tessitura Este Livro Ilumina Também A Ação De Sujeitos Latino-Americanos E Dinâmicas Endógenas Que Incidem Necessariamente Na Produção Da Narrativa Ao Olhar Para A E