Autora: Lucy GodoyResumo: Este livro visa levar para pais, professores e/ou cuidadores de crianças na faixa etária de zero a três anos informações básicas para o desenvolvimento correto e pleno de sua inteligência e suas competências, por meio de atividades que respeitem e estimulem corretamente suas necessidades nessa fase de vida.A proposta traz recomendações úteis para os leitores a fim de fazer a vida dos pequeninos sob seus cuidados mais tranquila e produtiva sem perder de vista a formação triádica do ser humano: corpo mente alma.SumárioPREFÁCIO ........................................................... 11APRESENTAÇÃO ................................................ 15Profissionais que leram eSuas opiniões sobre este trabalho .............................. 17INTRODUÇÃO ................................................... 21CAPÍTULO I Nossa visão sobre Educação ...... 27Os pilares da Educação ........................................... 27Família .................................................................. 28Escola .................................................................... 29A difícil mas gratificante arte de educar .................. 32O que é a autoestima ............................................. 41CAPÍTULO 2 A magia do lúdico auxiliandoNo desenvolvimento das competências ............... 51CAPÍTULO 3 A PsicomotricidadeFavorecendo a formação do ser triádico .............. 57Entendendo um pouco mais sobre aPsicomotricidade .................................................... 59Habilidades motoras ............................................... 60Discutindo com os educadores um ponto deVista pessoal amparado nas leis da biologia e doDesenvolvimento infantil......................................... 61Como acontece o processo neuropsicomotor ....... 61Reforço .................................................................. 62Quais são as estruturações psicomotoras básicas ...... 62Esquema corporal ................................................... 63Atenção para... ....................................................... 63Dificuldades que a criança pode apresentarPor um esquema corporal não assimilado ................. 65Propostas adequadas para umDesenvolvimento pleno ........................................... 66Estruturação espacial .............................................. 66Sedimentando a Estruturação Espacial ..................... 70Dificuldades que a criança pode apresentar porUma Estruturação Espacial não assimilada ................ 72Estruturação temporal ............................................ 73Sedimentando a Estruturação do Tempo ................. 74Dificuldades que a criança pode apresentarPor uma Estruturação Temporal não assimilada ....... 76Coordenação motora .............................................. 77Dificuldades que a criança pode apresentarPor uma Coordenação Motora não assimilada .......... 80 CAPÍTULO 4 O afeto vinculandoA criança a seu novo mundo ............................ 83E finalizando nosso encontro .............................. 93PARTE II Atividades práticas eConsiderações gerais ........................................... 97 Exercícios e vivências ...................................... 101 Exercitando a afetividade ................................. 106 Exercitando a magia do lúdico ...................... 112 Trabalhando a Psicomotricidade ...................... 126Referências e sugestões de leitura ....................... 139A autora 143