Na Primeira Parte Do Livro Denominada Avaliação Da Aprendizagem Escolar Do Passado Para O Presente O Leitor Encontrará Um Arco Histórico Sobre As Pedagogias Que Atravessaram Os Séculos Xvi Ao Xx Esse Estudo Começa Com A Chamada Pedagogia Tradicional Marcada Por Três Propostas Pedagógicas A Jesuítica A Comeniana E A De Johann Herbart Em Seguida Há Uma Abordagem Sobre A Chamada Escola Nova Concepção De Ensino Defendida Por John Dewey E Maria Montessori Referências No Campo Da Educação Moderna Por Último O Autor Traz Um Enfoque Sobre A Tecnologia Educacional Por Meio De Seus Principais Idealizadores Ralph Tyler Benjamin Bloom E Norman Gronlund Na Segunda Parte Denominada Avaliação Da Aprendizagem Escolar Do Presente Para O Futuro Os Leitores Encontrarão Reflexões Com O Objetivo De Subsidiar A Prática Da Avaliação Da Aprendizagem No Cotidiano Das Escolas Esta Parte Traz Inúmeras Experiências Sobre O Ato De Avaliar E Discute As Posturas Do Educador Nesse Processo