A obra que chega em suas mãos, de autoria da investigadora Leila Lopes de Avila, é uma relíquia de pesquisa. Com o objetivo de analisar a trajetória da Educação Especial em dois municípios fluminenses, traz ao debate a trama histórico-política de uma área do conhecimento que enfrentou árdua luta para se estabelecer como tal em territórios marcados por cenários de exclusões e invisibilidade das diferenças humanas. Tendo como lentes teórico-metodológica a história oral, e considerando as influências exercidas por singulares profissionais da área da Educação Especial, como Helena Antipoff, Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira, a autora promove potentes reflexões que problematizam o modelo clínico-médico de atendimento aos estudantes público da supracitada modalidade, que promoveu por décadas o assistencialismo e a institucionalização como perspectiva de escolarização. Trazendo ao conhecimento público, com ineditismo, as tessituras do processo de criação e estabelecimento das primeiras ações na Educação Especial como política de Estado, nos municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo (RJ), este livro nos permite compreender os inúmeros e metamórficos desafios do processo de inclusão escolar e educacional dos estudantes. Por fim, a leitura deste estudo se torna obrigatória para todos e todas que dedicam seus esforços profissionais-acadêmicos a afirmação de uma educação que nos humanize... de uma educação que não seja mais cindida (especial x regular)... de uma educação que nos permita elaborar o passado para não mais se reproduzir os equívocos de outrora no presente... de uma educação que (re)afirme a escola democrática/inclusiva! Marca: Não Informado