Este Livro Trata Da Produção Curricular Para O Ensino De Matemática Longe De Alinhar-Se Ao Campo Dos Estudos Curriculares De Há Muito Tempo Já Consolidado O Livro Como Bem Indica O Seu Título Penetra Nos Bastidores Dos Processos E Dinâmicas Que Organizam As Referências Oficiais Postas Para O Ensino E Formação De Professores De Matemática Quem Afinal De Contas Escreve Os Documentos Curriculares Que Debates E Discussões Estiveram Presentes Desde As Primeiras Intenções Governamentais De Elaboração De Um Novo Currículo Até A Forma Final Oficializada Da Documentação Como São Elaborados Novos Saberes Para O Ensino De Matemática Dando Referências Para A Prática Docente Tais Questões Têm Respostas Amparadas Pela Caracterização Dos Experts Em Educação Pelo Estudo Das Tensões Que Sempre Estão Presentes Entre Diferentes Campos Disciplinares E Profissionais E Pela Perspectiva De Que Novas Referências Curriculares Representam Sistematizações De Novos Saberes Para O Ensino E Para A Formação De Professores