O Volume II apresenta cinco Cadernos Didáticos, de diferentes jogos, que discutem temas complexos. Os jogos Feudo War (Caderno 1) e Entre Trincheiras (Caderno 2) criam verdadeiros túneis do tempo que transportam o(a) jogador(a), por meio da imaginação, a contextos histórico-geográficos do Feudalismo e da Segunda Guerra Mundial. O 3º caderno, do jogo Trilha da Sustentabilidade , provoca a reflexão acerca das três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, estimulando atitudes humanas que possam garantir a dignidade e igualdade da vida humana no planeta Terra. O 4º Caderno, do jogo Entre Gênero , traz reflexões relevantes para a compreensão histórica e cultural acerca da identidade de gênero, sexualidade, orientação sexual e expressão de gênero. No jogo Revisionando (5º caderno), uma arquitetura didática aberta é apresentada e instiga a inventividade de novos jogos. Tais produtos dão visibilidade à criação colaborativa e transdisciplinar do conhecimento, por meio de estratégias didáticas interativas, autônomas, hipertextuais, metacognitivas, alinhadas à cibercultura e disponíveis na plataforma virtual.