A Educação De Surdos Especialmente No Contexto Das Escolas Regulares Configurase Como Um Grande Desafio E Requer Transformações Dos Espaços Educacionais Tradicionalmente Ouvintistas Em Espaços Bilíngues Por Meio Da Coexistência Da Libras E Dalíngua Portuguesa Pensar Essa Transformação Implica Desdobramentos Teóricos E Práticos Que Considerem As Especificidades Do Sujeito Surdo Sua Cultura E Identidadenessa Linha Esta Obra Traz Inicialmente Aspectos Conceituais E Históricos Da Educação Especial Nos Cenários Mundial E Nacional As Perspectivas Apontadas Vislumbram A Construção De Uma Educação Igualitária E Inclusiva Além De Conduzir O Leitor À Análise Da Atual Configuração Nacional No Que Se Refere Às Políticas Educacionais De Inclusão Ainda É Possível Inteirarse Sobre Algumas Discussões Nessa Área Levando Em Consideração Experiência Profissional Adquirida Em Função De Um Caso Específico O Qual Impulsionou O Desejo Pela Valorização Da Cultura E Identidade Surda