Em Carnaval-Ritual Carlos Vergara E Cacique De Ramos Maurício Barros De Castro Escritor Professor E Curador Traz Ao Leitor Uma Análise Crítica Do Encontro Entre Vergara E O Cacique E Reflete Sobre As Questões Que Levaram O Artista A Olhar Para Fora De Seu Ateliê E Buscar A Cultura Popular Nos Anos 1970 Carlos Vergara Voltou O Seu Olhar E Sua Câmera Fotográfica Para O Carnaval De Rua Do Rio De Janeiro Mais Precisamente Para O Bloco Cacique De Ramos As Imagens Que Vergara Produziu Com O Cacique Constituem Uma Das Séries Mais Importantes De Sua Carreira E Da Arte Contemporânea Brasileira Assim Como Celebram Um Dos Blocos Fundamentais Do Carnaval Carioca Em Uma Escrita Fluente O Autor Traça Uma Linha De Análise Que Acompanha As Ações Do Artista Com O Bloco Desde O Período Mais Duro Da Ditadura Militar Até O Início Da Redemocratização No País Além Da Crítica Apurada De Maurício Barros De Castro Especialista Em História Da Arte E Cultura Popular O Livro Traz Textos Essenciais Para O Entendimento Do Universo Vergara-Cacique Expressão Cunhada Por Hélio Oiticica Como O Ensaio O Igual E O Diferente Do Antropólogo Eduardo Viveiros De Castro Sobre O Cacique De Ramos E A Transcrição De Rap In Progress Uma Conversa Entre Oiticica E Vergara Que Tem Como Tema Central A Experiência Vivida Por Vergara No Bloco De Carnaval Carioca O Livro Encerra Com Um Encontro De Bira Presidente Liderança Máxima E Fundador Do Bloco Cacique De Ramos E Carlos Vergara Realizado