Com Linguagem Precisa E Agradável Até Para Quem Não É Cinéfilo, Cinema Japonês Na Liberdade Provoca Ampla Percepção Do Passado Do Cinema Japonês No Brasil Desde Que Chegou Até Nós Através De Projeções Ambulantes No Meio Rural, Por Volta De 1926, E Aponta, Ainda, A Repressão Do Regime De Getúlio Vargas À Colônia Nipônica Na Década De 1940, A Constante Catarse Provocada Pelos Filmes Japoneses Nos Espectadores, A Diversidade Em Gêneros E Estilos Dessa Produção Cinematográfica E Sua Influência Na Obra De Cineastas Brasileiros. Nos Anos 1950, Enquanto O Resto Do Planeta Descobria E Reverenciava Akira Kurosawa E Um Ou Outro Cineasta Do Japão, O Cinema Daquele País Era Amplamente Conhecido E Vivenciado Pelo Paulistano. São Paulo Chegou A Ter Naquela Década E Na Seguinte Quatro Salas De Exibição Destinadas Exclusivamente Aos Filmes Das Principais Produtoras Japonesas. Esse Período Expressivo De Ofertas Que Não Atraíam Apenas A Colônia Nipônica Da Liberdade Ressurge, Aqui, Com Riqueza De Informações. O Pesquisador Alexandre Kishimoto Faz Um Equilibrado Uso De Pesquisas E Depoimentos Que Ajudam O Leitor A Conhecer (Ou Recordar) Essa Fase De Grande Receptividade Popular. O Livro Conta Também Com Prefácio Do Historiador Jeffrey Lesser E Vários Documentos E Imagens Ilustrativas. Ean: 9788574482163