A Análise Combinatória Envolve Raciocinio Importantes E Representa Campos De Imensas Potencialidades Para Resolução De Problemas Em Matematica Mas O Pensamento Combinatorio Tem Sido Apresentado Na Erscola Como Um Formulario Nesse Livro Apresentamos Uma Proposta De Ensino De Análise Combinatória Baseada Na Teoria Das Situações De Guy Brousseau Dentro Das Chamada Didatica Francesa Da Matemática Buscando A Ideia De Situação A Didatica Uma Ferramenta Que Possibilita Compreender De Que Forma Aprendizagem Matematica Pode Ser Mais Autonoma Envolvendo Abilidades Investigativas Interpretativas Criticas E Criativas Ligamos Esse Conceito Com As Teorias Do Desenvolvimento De Vygostky E Propomos Que Situações Adidaticas Possam Ser Oportunizadas De Forma Intencional Por Meio Da Adoção De Sequencias Didaticas Que Proporcionem Vivencias Desafiadoras Para Os Alunosao Procurar Respostas Para Perguntas Que Ele Mesmo Faz O Aluno Assume Para Si A Tarefa De Construir Seu Proprio Pensamento Combinatório O Professor Sempre Com Papel Fundamental No Processo Precisa Permitir E Provocar O Aluno Para Que Ele Assuma Essa Tarefa Desenvolvendose Autonomamente Por Isso Além De Apresentar Uma Proposta Inovadora Para O Ensino O Presente Texto Também Traz Reflexões Sobre A Formação Inicial E Continuada De Professores