Você já ouviu falar da linguagem dos pratos?
Trata-se de uma série de 5 códigos de sinalização que indicam pedidos e avaliações sobre uma refeição, feitos por meio de talheres e pratos. Quer saber quais são eles e como executá-los? Veja abaixo:
Pausa por um instante: você está comendo, mas deu aquela parada para checar o celular, atender uma ligação ou ir ao banheiro? Sinalize isso deixando garfo e faca em cima do prato em formato de “V invertido”. Sempre com o garfo na esquerda e a faca na direita. E não se esqueça de deixar os talheres tocando as pontas no topo, sem se sobreporem. Assim você deixa claro que fez uma pequena pausa, mas logo retomará a refeição.
Aguardando o segundo prato: está aguardando o segundo prato da refeição, e quer mostrar isso para acelerar o processo? Muito simples! Um formato de cruz, com a faca na horizontal, apontando para a esquerda, e o garfo sobreposto a ela, para cima, vai sinalizar à casa sua intenção. Os dois sobre o prato.
Excelente!: agora o papo é outro. Você não quer pedir nada, mas emitir uma opinião sobre o que acabou de comer, e vai usar os talheres para isso. Então, se gostou muito do prato e quer dar aquele review 5 estrelas para o chef, basta fazer uma “via de duas mãos” com garfo e faca, deixando o primeiro apontado para a esquerda e o segundo para a direita, paralelamente. Ambos na horizontal.
Satisfeito!: continuamos no campo das avaliações, mas agora você ficou “apenas” satisfeito com o prato que degustou. Nada mal, mas poderiam melhorar algum ponto, não? Ok! Sinalize isso com a mesma via de duas mãos anterior, só que agora na vertical e com ambos os talheres progredindo na mesma direção, ou seja, apontando para cima. Um do ladinho do outro. Assim a casa vai saber que você é exigente.
Não gostou do menu: Por fim, aquele momento pelo qual ninguém quer passar: você saiu de casa, escolheu um lugar legal, pediu, esperou, degustou... mas não gostou! O prato demorou, veio mal servido, muito quente ou muito frio, passado do ponto, salgado demais, não importa. O que importa é que sua experiência não foi bem aquilo que você esperava, mas você não quer fazer escândalo ou entrar em um debate improdutivo com o estabelecimento. Tudo bem. Sinalize isso com aquele mesmo “V invertido” do começo, mas, dessa vez, entrelace os talheres, deixando o meio do corte da faca (mais ou menos) por dentro do meio dos dentes do garfo. Simples, discreto e sutil, mas passando a mensagem clara. Tudo isso, sempre, sobre o prato. Não se esqueça!
E por falar em prato, não se esqueça de que ele também é muito importante para a refeição. Quanto mais adequado ao pedido escolhido, melhor será a refeição. Por isso, e até para a sua casa, sempre opte por modelos de qualidade, como esse conjunto de pratos rasos da Porto Brasil.
Eles são produzidos em faiança feldspática, com durabilidade e resistência superiores, feitos com estampas detalhadas ou lisas, que decoram a mesa e compõem muito bem o ambiente e o momento do jantar. Fáceis de lavar, podem ser levados ao lava-louças, ao micro-ondas ou à geladeira, sem problemas.
Para modelos assim, nenhuma sinalização é de desagrado!