Em 1859 O Autor De Guerra E Paz Fundou Uma Escola Rural Para Crianças Seu Método Pedagógico Era De Cunho Emotivo O Mestre Não Era Uma Figura Autoritária Estudar Era Uma Diversão Contos Da Nova Cartilha Contém Fábulas Histórias Reais Contos Folclóricos Descrições De Paisagens E Adivinhações Que Ele Usava Em Suas Aulas Mais Do Que Ensinar A Ler Sua Proposta Era Educar Para Libertar Ao Estimular A Criatividade De Seus Alunos Tolstói Tinha Plena Consciência De Que Erguia Um Monumento Tradução Maria Aparecida Soares Ilustrações Liev Tolstói Sumário As Cartilhas Do Conde Liev Nikoláievitch Tolstói Aurora F Bernardini Primeiro Livro De Leitura A Formiga E A Pomba O Cego E O Surdo A Tartaruga E A Águia O Enjeitado A Cabeça E O Rabo Da Cobra A Pedra Os Esquimós O Furão A Tia Conta Como Aprendeu A Costurar Linhas Finas Da Velocidade Vem A Força O Leão E O Camundongo Cães Bombeiros O Macaco Um Menino Conta Como Não O Levaram À Cidade O Mentiroso Como Na Cidade De Paris Consertaram Uma Casa O Burro E O Cavalo Um Menino Conta Como Foi Surpreendido No Bosque Por Uma Tempestade A Gralha E Os Pombos O Mujique E Os Pepinos A Mulher E A Galinha O Velho Avô E O Netinho A Divisão Da Herança Para Onde Vai A Água Do Mar O Leão O Urso E A Raposa Um Menino Conta Como Achou Abelhasrainhas Para O Seu Avô O Cachorro O Galo E A Raposa O Mar O Cavalo E O Cavalariço O Incêndio A Rã E O Leão O Elefante O Ma