Este livro nasceu do desejo de compreender como alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática constroem sentidos e expressam saberes quando têm acesso a recursos didáticos adequados. A pesquisa que o fundamenta foi realizada com base na utilização do Material Cuisenaire, um recurso pedagógico que alia cor, forma e manipulação concreta para estimular o raciocínio lógico e a compreensão de conceitos matemáticos fundamentais. Ao longo das páginas, o leitor é convidado a adentrar o universo de crianças que, muitas vezes, rotuladas como incapazes, mas que, com a mediação certa, revelam caminhos singulares de aprendizagem. O Material Cuisenaire não apenas facilita o entendimento de operações e relações numéricas, mas também promove a autoconfiança e o engajamento dos estudantes. Este trabalho dialoga com educadores, pesquisadores e todos aqueles que acreditam em uma educação matemática inclusiva, sensível às necessidades individuais, capaz de valorizar diferentes formas de aprender. Mais do que apresentar resultados, este livro convida à reflexão sobre práticas pedagógicas mais humanas, criativas e eficazes. Marca: Não Informado