A obra traz a conviccao de que o cristianismo encerra uma maneira original de situar o corpo na busca e na revelacao de Deus, alem de interrogar o corpo como verdadeiro lugar teologico, a fim de manifestar simultaneamente como lugar central da revelacao crista de Deus e tambem o transforma em um lugar antropologico maior. Mais informacoes sobre o livro Comentario do Pe. Paiva (Raul Pache de Paiva, SJ), diretor de redacao da revista Mensageiro do Coracao de Jesus, uma publicacao de Edicoes Loyola. Paul Scolas abre esta obra de equipe colocando a tese: O corpo, caminho de Deus, ou a invencao crista : O cristianismo encerra em si uma maneira original de situar o corpo na busca e na revelacao de Deus, originalidade fecunda para uma compreensao de nos mesmos como seres corporeos... o Evangelho cristao se inaugura com um a proclamacao central que causa surpresa: A Palavra se fez Carne . Joseph Fameree apresenta a problematica no capitulo 1o: O corpo humano pode ser um caminho de acesso a Deus? Reciprocamente, o corpo humano e um lugar onde Deus se encontra conosco? (p. 13). Neste capitulo se destaca o paragrafo corpo e modernidade . Adolph Gesche, no capitulo 2o, trata de a invencao crista do corpo . E cita, a certa altura, as impressionantes palavras da abertura de uma homilia de Natal de Sao Leao Magno: Reconhece,c ristao, a tua dignidade. Tu participas agora da natureza divina. Lembra-te de que o corpo es membro! . Jerome Alexandre (capitulo 3o) estuda os pressupostos filosoficos e implicacoes teologicas da corporeidade na polemica antidocetista de Tertuliano . Para quem nao se lembra, os docetas implicavam com a corporeidade de Cristo e lhe atribuiam a existencia de uma simples aparencia. Neste capitulo, somos reapresentados a Tertuliano, o unico Autor que escreveu uma obra intitulada A Carne de Cristo . E cita um texto do antigo escritor: Examinemos a substancia corporea do Senhor, visto que de sua substancia espiritual ninguem discorda (p 91). Curiosamente, hoje, embora nao se de grande valor ao corpo humano, fruto da evolucao cega e descartavel, sobretudo se nao tem saude e boa aparencia, poucos duvidam da carne de Jesus e muitos nao creem na sua divindade. Louis-Marie Chauvet (capitulo 4o) aborda os sacramentos ou o corpo como caminho de Deus . Neste capitulo, o empenho do pensamento cristao em buscar uma expressao que desse conta dos extremos envolvidos quando se trata do uso da sexualidade, merece uma leitura atenta. O cpitulo 5o e devido a Ralph Dekonink: Eles inventaram a arte de fabricar deuses Imagem do corpo e corpo das imagens entre paganismo e cristianismo . Aqui idolos e icones se encontram e se contra distinguem. Camille Focant (capitulo 6o): A aventura de nossa alianca com Deus se expressa de maneira natural na linguagem do corpo. Como resgatar da melhor maneira o que o Novo Testamento ensina a este respeito? (...) O que dizem do corpo ou dos corpos as narrativas evangelicas? (...) No plano conceitual, sera interessante examinar as exposicoes paulinas sobre o conceito de copro, e, de modo particular, a oposicao que ele estabelece entre corpo pneumatico e corpo psiquico , para falar da ressurreicao . Ja chegamos ao capitulo 7o, e os Autores nao cessam de nos fazer cair as escamas dos olhos com a originalidade dos seus titulos e angulos de abordagem. Bruno Cadore nos quer falar de o corpo da pessoa, quando o espirito desaparece . Na e verdade que o habitual e tratar do que acontece ao espirito humano, quando o corpo desaparece. Contudo, nas pessoas que estao em estado vegetativo , por exemplo, nos que perdem a memoria, a consciencia de si, ou estao em coma, esta e a verdade. Parece restar um corpo sem alma. E entao? Pierre-Francois de Bethune (capitulo 8o) coloca uma citacao como titulo de sua contribuicao: Vejo sua fe em seu modo de respirar o papel do corpo na espiritualidade e, mais precisamente, na oracao . O ultimo e nono capitulo e de Anne Marie Reijnen: O corpo, canteiro de obras da redencao : Se existe um Deus alem tumulo, nossa esperanca e que nosso corpo tambem lhe importe (p.203).