O Livro Currículo E Políticas Curriculares Na Perspectiva Histórico-Crítica Ensino Médio E Química Em Análise Traz Os Resultados De Uma Pesquisa Na Temática Do Currículo Escolar Na Educação Básica Do País Temática Muito Cara Para O Cenário Educacional Brasileiro Sob A Luz De Um Referencial Teórico Baseado Na Pedagogia Histórico-Crítica E Em Seus Fundamentos Filosóficos Do Materialismo Histórico-Dialético A Obra Dedica-Se A Analisar Na Perspectiva Histórico-Crítica O Currículo E As Políticas Curriculares Para Educação Básica No Brasil Entre O Período Do Início Do Século Xx Até As Reformas Mais Atuais Materializadas Na Bncc E Na Reforma Do Ensino Médio Em Sua Totalidade E Na Especificidade Da Disciplina De Química Na Etapa Do Ensino Médio Esta Leitura Pretende Inicialmente Apresentar Uma Síntese A Respeito Da Pedagogia Histórico-Crítica Teoria Pedagógica Contra-Hegemônica No Campo Educacional Especialmente Em Seus Fundamentos No Materialismo Histórico-Dialético E Na Psicologia Histórico-Cultural Apontando O Foco Do Trabalho Educativo Na Socialização Dos Conteúdos Científicos Saberes Elaborados Histórica E Coletivamente Pela Humanidade Papel Fundamental Na Problemática Do Currículo Estabelecendo Como Princípios Curriculares A Categoria Dos Conteúdos Clássicos E De Seu Sequenciamento E Metodologia A Partir Da Categoria Do Trabalho De Forma A Obter Um Projeto De Educação Para A Liberdade Rumo A Uma Sociedade Fundamentalmente Emancipada A Partir De Tais Fundamentos