Esta Obra Tem Como Foco O Programa De Avaliação Internacional De Estudantes (Pisa) Da Organização Para A Cooperação E O Desenvolvimento Econômico (Ocde), Na Orientação Das Políticas De Educação No Brasil. Os Princípios Epistêmicos E Os Objetos Ontológicos Do Pisa Têm Presença No Contexto Global Para Comparar Os Sistemas Educacionais Nacionais Em Conhecimento, Habilidades E Bem-Estar, Presumidos Como Padrões Que Os Estudantes Precisarão Para Sua Futura Competência Global. As Avaliações Estão Vinculadas A Modelos Sistêmicos De Melhoria Educacional Que Se Baseia Em Antecipar As Habilidades Para Uma Good Life: Prosperidade Econômica, Felicidade Individual E Igualdade Social. Neste Livro A Autora Torna Visível Como A Profecia Do Pisa Sobre O Futuro Previsto É Um Fantasmagrama, Um Projeto Paradoxal De Intervenções Sociais E Culturais Do Imaginário Utópico, Construído Sobre Suas Próprias Impossibilidades.