A Administração pública é uma área de estudo muito instigante, com desafios reais que requer soluções inovadoras e reflexões sobre as práticas, processos e resultados. Por outro lado, outro tema não menos complexo e desafiante é a Gestão de Dados e Informações Públicas, ambas as temáticas são discutidas sob as lentes da Ciência da Informação neste livro. O gerencialismo tomou corpo e vigor na Administração pública brasileira nas últimas décadas. Em síntese, o gerencialismo é um modelo de gestão proposto na década de 1970 no Reino Unido e que ganhou adeptos ao redor do mundo. Apregoa o Estado como regulador das políticas públicas e propõe práticas administrativas já testadas nas empresas para a gestão da prestação de serviços do Estado. No contexto brasileiro, governo federal, estados e municípios apregoam o novo modelo de gestão pública por resultados e anunciam o fim da burocracia, como se isso fosse possível. Essa mudança da perspectiva burocrática (foco na eficiência) para a gerencialista (foco nos resultados) traz à tona os elementos cruciais da atualidade: dados e informações. Os dados e as informações produzidos por entes públicos, prioritariamente, e por empresas e demais setores da sociedade, são os motores propulsores da administração e das políticas públicas. A adequada gestão desses elementos permite o cumprimento dos princípios da administração pública, transparência, responsabilização, participação social e democracia. Gestão por resultados pressupõe forte sistema, de monitoramento e avaliação de processos e resultados, estabelecimento de metas prioritárias e reformas institucionais. No cerne desse sistema, encontram-se os dados e informações públicas, sem os quais os resultados não são devidamente mensurados, as decisões ficam comprometidas e as políticas públicas inócuas. Administração pública baseada em gestão por resultados desvenda um amálgama de estratégias e práticas de negociação, mediação, articulação e disseminação da informação. Práticas essas permeadas pelo exercício, consciente ou não, dos poderes instrumentais, estruturais, simbólicos e informacionais. Esses poderes dão o tom da administração contemporânea. Em especial, o poder informacional, transversal aos demais. Caro leitor, entenda como o poder informacional altera comportamentos, práticas e instituições e saiba como tirar proveito desse conhecimento!