O Livro Aborda Como Deficiências E Diversidades Estão Presentes Na Educação Básica E Como Essas Palavras Que São Palavraschave Do Tempo Em Que Vivemos Têm Sido Reelaboradas Conforme O Sentido Que Se Dá À Presença De Pessoas Percebidas Em Suas Diferenças Baseado Em Pesquisas O Livro Aborda A Importância De Se Compreender Que Acessibilidade E Inclusão São Palavras Inseparáveis Mas Que Não São Sinônimas Inclusão É Uma Palavra Comumente Tratada Como Se Fosse Autoexplicativa Mas Não É Para De Fato Caminhar Em Direção À Educação Inclusiva É Necessário Compreender O Que É Específico Da Inclusão O Livro Demonstra Com Casos Concretos E Debates Atuais Como As Diferenças Que São Compreensíveis E Bemvindas Se Acolhidas Com A Abertura E Respeito Às Diversidades Podem Também Ser Reduzidas A Processos Deficientizadores Inclusão É Uma Dimensão Da Convivência Da Convivialidade Daquilo Que Caracteriza A Escola Em Comum Com Todos E Todas