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Direito e teatro

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Este trabalho é continuação de um primeiro estudo denominado “Till Eulenspiegel: Do direito e do avesso de um herói pícaro”, publicado em 2013 em “Direito e Literatura: por que devemos escrever narrativas” a convite de um de seus organizadores, professor Bernardo Barbosa Gomes Nogueira.
Professor Gomes Nogueira é advogado, mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas (Universidade de Coimbra), doutor em Direito (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Atualmente, leciona nos cursos de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada da PUC/MG, é Mediador Credenciado pelo TJMG e membro honorário da Rede Brasileira de Direito e Literatura, entre outras atribuições.
São quatro os pesquisadores, advogados e estudantes do Direito envolvidos neste primeiro trabalho coordenado por Junia de Castro Magalhães Alves, mestra em Inglês e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Os teatrólogos selecionados para esta primeira investida são expoentes da dramaturgia e partiram da escolha pessoal dos envolvidos. Todos os textos permeiam o mundo da literatura gótica: tendência literária representante do Romantismo misterioso e obscuro, abastecida por sonhos, fantasias, loucuras, insanidades, fantasmas, enfim, pela morte.
As narrativas controversas margeiam mais o metafísico do que o físico, trazendo à tona sentimentos antagônicos que questionam as condutas dos heróis e dos anti-heróis, levantando discussões filosóficas e jurídicas.
São exploradas as peças de teatro: Os gigantes da montanha e Assim é se lhe parece, do italiano Luigi Pirandello; Macbeth, do inglês William Shakespeare; e As bruxas de Salem, do americano Arthur Miller.
Os textos desta publicação confirmam o interesse de autores e leitores pela arte dramática e pela ciência jurídica.

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