Do Conto Ao Reconto Estratégias Lúdicas No Percurso Da Autoria Lança Um Novo Olhar Para O Trabalho Com Literatura Infantil Mais Especificamente Uma Gama De Jogos Orais Com Os Contos De Fadas Que Se Norteiam Na Escuta Atenta E Ativa Das Crianças E Suas Preferências Literárias Trata-Se Portanto De Uma Atividade De Linguagem Essencial Nas Diversas Etapas Da Produção Oral Com Destino Escrito Pois Propicia Uma Interessante Gama De Atividades Lúdicas Que Instigam Processos Que Envolvem O Pensamento A Reflexão As Emoções A Imaginação E O Conhecimento Além Da Oportunidade De Estar Em Contato Com Um Modelo De Leitor Experiente O Professor Sugerindo Práticas De Letramento Literário Para Crianças Em Processo De Alfabetização Este Livro Desvenda Algumas Possibilidades De Se Atuar Precocemente Na Formação Do Leitor Com Bons Textos Literários No Rico Terreno Da Educação Infantil E Séries Iniciais Adequando Assim As Aprendizagens À Base Nacional Comum Curricular Especificamente Aos Eixos Estruturantes Interações E Brincadeiras E O Campo De Experiência Escuta Fala Pensamento E Imaginação Que Traz Como Objetivo Para Essa Faixa Etária Recontar Histórias Ouvidas Para A Produção De Reconto Escrito Tendo O Professor Como Escriba1 Tem Como Premissa Que O Ser Humano Não Nasce Escritor Ou Leitor Mas Ouvinte E Falante De Sua Língua Materna Portanto A Escrita Não Faz Parte Da Natureza Mas É Produto Da Cultura Imposta Ao Ser Humano Assim Aproximar As Crianças Da Cult