A educação médica está em contínuo desenvolvimento. O presente guia, prático e inovador, fornece as mais eficazes metodologias ativas de ensino de cirurgia durante a graduação médica. Aqui, você encontrará: 1. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): aprenda como administrar problemas clínicos, convertendo-os em oportunidades de ensino ativo colaborativo. 2. Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL): aprenda como estruturar suas aulas para maximizar a participação e a aprendizagem dos alunos. 3. Aprendizagem Baseada em Casos (CBL): use problemas clínicos reais para gerar discussões ricas, desenvolvendo habilidades em resolução de problemas. 4. Sala de Aula Invertida: aproveite as oportunidades geradas pela intersecção entre o ensino on-line e o ensino presencial, utilizando o melhor dos dois mundos. 5. Simulação Clínica: descubra como usar simuladores para treinamento seguro e eficaz, colocando suas habilidades de tomada de decisão e habilidades técnicas para trabalhar. 6. Metodologias Combinadas: descubra como diferentes métodos podem trabalhar em total sinergia e como você pode combiná-los para proporcionar uma experiência intensa e completa. Este livro é uma leitura obrigatória para: • professores cirurgiões que desejam melhorar a qualidade do ensino em suas disciplinas; • professores que desejam renovar seu modo pedagógico, incorporando metodologias ativas; alunos que desejam compreender os princípios subjacentes à educação médica contemporânea e aprimorar suas próprias habilidades.