No Estudo De Philippe Ariès (1914-1984), Observou-Se Que A Partir Do Século Xvii Houve Uma Crescente Ênfase Na Instituição Escolar, Que Propunha A Substituição Da Família Por Profissionais Da Educação, No Ensino Dedicado À Criança, Que, Antes Depreciada, Começava A Receber Destaque E Tornava-Se Figura Central Na Família. A Criança, De Filho, Passou A Ser Intuída Como Aluno E Percebida Como Criança-Aluno. O Pedagogo Tcheco João Amós Comenius, Enquanto Apologista Da Instituição Escolar, Ao Propor Sua Organização Escolar, Inicia Pela Escola Materna, Denominando-A Como Escola Da Infância, O Que Demonstra Claro Entendimento De Que O Ambiente Familiar Era Uma Das Classes Escolares Essenciais Em Sua Proposta De Reformar E Organizar A Instituição Escolar, Visto Que Dela Dependeriam As Demais Classes. A Escola-Família Deveria Ser Considerada Como Prioritária, Já Que Nela Se Formaria A Criança-Aluno De Zero A Seis Anos, E Os Pais Não Só Seriam Responsáveis Em Prover A Educação, Mas Igualmente Considerados Como Pais-Professores, E As Crianças Como Alunos Dessa Instituição, Família-Escola. Aos Pais-Professores Era Indispensável Prover Manuais Para Que Soubessem Ensinar A Criança-Aluno. No Atendimento Dessa Demanda É Que Comenius Escreveu A Didática Magna, A Escola Da Infância E A Pampaedia, Sendo Que, Das Três, A Que Mais Se Harmoniza Com O Formato De Manual Destinado À Educação Da Primeira Infância É A Obra A Escola Da Infância, Conforme Analisada Neste Livro. No Primeiro Capítulo A Obra De Comenius À Luz Da Interpretação De Philippe Ariès: Valorização E Descoberta Da Criança Foram Estabelecidos Vínculos Hermenêuticos Entre Ariès E Comenius Com Ênfase Na Valorização E Descoberta Da Criança. O Segundo Capítulo Comenius Em Prol Da Escola: Ensinar A Todos Evidenciou O Pedagogo Tcheco Como Um Árduo Defensor Da Instituição Escolar. No Último Capítulo Educação Da Primeira Infância: Pais-Professores E Criança-Aluno De Zero A Seis Anos , O Objetivo Se Fundamentou Em Investigar Nas Obras Didática Magna, A Escola Da Infância E Pampaedia As Razões Pelas Quais Comenius Se Referia À Educação Das Crianças De Zero A Seis Anos, Denominando- A De Escola Da Infância. Obra Recomendada Para Pedagogos, Docentes De Mestrado E Doutorado, Filósofos, Profissionais Da Saúde Da Infância, Políticas Sociais Da Educação E De Áreas Correlatas. Leitura Complementar Para As Disciplinas Educação Da Infância, História Da Educação, Filosofia Da Educação, Didática Do