Nesta obra fundamental, Laura Belém Pereira e Hellen Cristina Picanço Simas lançam um olhar crítico e sensível sobre os desafios e as possibilidades da Educação Escolar Quilombola no Brasil contemporâneo. A partir de uma pesquisa realizada na comunidade Quilombo do Tambor, no Amazonas, as autoras investigam se os saberes tradicionais quilombolas estão sendo reconhecidos e valorizados nas práticas pedagógicas escolares e como esse reconhecimento fortalece identidades e territórios.O livro parte da constatação das desigualdades históricas que marcam a sociedade brasileira, estruturada sob o racismo e a exclusão, e situa a luta dos quilombolas pela educação como direito e como instrumento de afirmação cultural. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a pesquisa revela os impactos concretos e simbólicos de políticas públicas (ou da falta delas) na vida dos estudantes quilombolas.Mais do que relatar uma experiência local, esta obra convida o leitor a refletir sobre o papel da escola na preservação de memórias, modos de vida e práticas ancestrais, bem como sobre os caminhos possíveis para uma educação verdadeiramente antirracista, intercultural e transformadora. Marca: Não Informado