O Livro A Educação Especial E As Relações Com O Saber Por Mais Aventuras Intelectuais Desafia O Leitor A Pensar O Estudante Com Deficiência Intelectual Mediante Suas Possibilidades Busca Compreender As Relações Com O Saber Estabelecidas Por Estudantes Com Deficiência Intelectual A Partir De Uma Sequência Didática Sobre O Tema Água Envolveu Múltiplas Linguagens Como A Imagética Literária Audiovisual Artística Modelagem Artes Plásticas E Teatral Científica Escolar Computacional E A Do Desenho Procurouse Analisar A Relação Com O Saber Nas Dimensões Epistêmica Identitária E Social Conforme Propostas Trazidas Por Charlot Aproximandoas Da Dimensão Históricosocial Do Sujeito Com Enfoque No Processo Ensinoaprendizagem Conforme Preconizado Por Vigotski E Leontiev No Que Se Refere Ao Papel Da Interação Da Mediação E Dos Processos Psíquicos Superiores