ESTE LIVRO E FRUTO DE UMA LONGA EXPERIENCIA DOS AUTORES, QUE ELABORARAM OS TEMAS DOS CAPITULOS AQUI APRESENTADOS COM BASE NAS NECESSIDADES PERCEBIDAS NO COTIDIANO DOS ESPACOS DE EDUCACAO INFANTIL. TAIS TEMAS, ALEM DE RELEVANTES, SUSCITAM REFLEXOES E DISCUSSAO, SEJA NO AMBIENTE FAMILIAR DE CASA, SEJA EM ESPACOS FORMAIS DE CURSOS DE CAPACITACAO OU TREINAMENTO DE EDUCADORES, BEM COMO NO DIA A DIA DAS CRECHES E ESCOLAS DE EDUCACAO INFANTIL. O LIVRO FOI ESCRITO EM LINGUAGEM SIMPLES, NAO ACADEMICA, TORNANDO A LEITURA MUITO MAIS PALATAVEL , CONTUDO PERMANECENDO FIEL AS BASES CIENTIFICAS. PORTANTO, AS INFORMACOES COMUNICADAS EM TODOS OS CAPITULOS NAO TEM COMO BASE AS IMPRESSOES PESSOAIS DOS AUTORES, MAS SAO FRUTO DOS SEUS CONHECIMENTOS EMPIRICOS E TEORICOS ALIADOS A PRATICA REALIZADA EM CONTEXTOS DA EDUCACAO INFANTIL, PARTICULARMENTE DE CRECHES. OS TEMAS FORAM AGRUPADOS EM TRES PARTES. A PARTE I E DEDICADA A APRESENTAR UM PANORAMA A RESPEITO DO AMBIENTE DE CRECHE/EDUCACAO INFANTIL E DOS PAPEIS DESEMPENHADOS PELOS ATORES ENVOLVIDOS, PARTICULARMENTE DOS EDUCADORES E DA FAMILIA, COM DESTAQUE PARA OS CUIDADOS BASICOS A SEREM DISPENSADOS AOS BEBES E AS CRIANCAS PEQUENAS, NAO SO NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS TAMBEM NO FAMILIAR. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSA PARTE E SUSCITAR REFLEXOES SOBRE TEMAS BASICOS E ESSENCIAIS PARA A PROMOCAO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. A PARTE II ABORDA TEMAS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO BEBE/CRIANCA PEQUENA, VISANDO A FORNECER SUBSIDIOS SOBRE AS FORMAS DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. JA NA PARTE III, O LEITOR ENCONTRARA UMA SERIE DE BOLETINS INFORMATIVOS ELABORADOS COM O INTUITO DE ESCLARECER AOS PAIS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. SAO INFORMACOES BASICAS COMUNICADAS DE FORMA BREVE, MAS QUE PODEM SER EXTREMAMENTE UTEIS, FACILITANDO AS RELACOES ENTRE EDUCADORES E PAIS.